Projeto de Protagonismo Discente vai ensinar matemática por meio de tecnologias digitais

EXTENSÃO Data de Publicação: 05 set 2023 17:08 Data de Atualização: 05 set 2023 18:01

Um projeto do Campus São José foi aprovado para receber recursos pelo edital de Protagonismo Discente, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) e cujo resultado foi divulgado nesta terça, 5 de setembro. A iniciativa, chamada "Programação em linguagens gráficas" pretende despertar o interesse de estudantes de 8º e 9º anos de escolas da Grande Florianópolis pelas ciências exatas usando tecnologias digitais como ferramenta.

Para alcançar esse propósito, a equipe do projeto - formada pelo professor Vitor Sales Dias da Rosa e pelos estudantes Iuri Dantas da Silva, Larissa Nara Ribeiro da Silva e Roberto da Silva Espíndola, todos da Engenharia de Telecomunicações - vai usar a linguagem de programação Scratch, uma linguagem visual baseada em blocos, para o ensino de matemática. Os estudantes serão capacitados a programar drones, criar jogos, programar arduínos e produzir animações interativas.

Usando a programação, a equipe pretende ensinar conceitos matemáticos que muitas vezes são vistos como abstratos e difíceis de compreender. O projeto busca, assim, contribuir para o fortalecimento da educação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, preparando os jovens para os desafios do mundo digital e promovendo o aprendizado de forma prática e divertida.

“Acreditamos que essa abordagem pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento lógico, criativo e analítico dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo digital e contribuindo para a formação de cidadãos mais engajados e participativos em nossa sociedade“, escreveram os autores do projeto.

As oficinas acontecerão quinzenalmente no Câmpus São José do IFSC. As escolas que vão participar do projeto ainda estão sendo definidas.

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ