Projeto do Câmpus Urupema é aprovado em edital da Setec/MEC

EXTENSÃO Data de Publicação: 25 mai 2023 14:45 Data de Atualização: 25 mai 2023 14:56

O projeto Fortalecimento da denominação de origem Maçã Fuji foi um dos contemplados do Edital 03/2022 - Chamada pública de projetos voltados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs). O resultado foi divulgado na última semana e a chamada pública é de responsabilidade do Instituto Federal do Espírito Santo. O projeto tem duração de um ano e inicia sua execução em junho deste ano.

O edital foi criado com o objetivo de selecionar projetos voltados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs), associados ao ensino, à pesquisa e à extensão, destinado às instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). A maçã fuji recebeu o selo de Indicação Geográfica em agosto de 2021 e confirma que o fruto cultivado na região de São Joaquim é diferenciado de todos outros produzidos no Brasil, com história e características únicas, agora oficialmente reconhecidas.

"É de extrema importância para o nosso câmpus a aprovação desse projeto, pois estaremos atuando junto com os parceiros aqui da Serra no fortalecimento da Denominação de Origem Maçã Fuji da Região de São Joaquim, ajudando a promover a IG e agregar valor à maçã. Estaremos contribuindo com o setor da maçã que conta com mais de 2 mil produtores nos municípios que abrangem a IG (São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel), sendo que mais de 90% são de pequenas propriedades", comenta o professor Rogério de Oliveira Anese, coordenador do projeto.

O projeto aprovado tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação de Produtores de Maçãs e Peras de Santa Catarina (AMAP), Órion Parque Tecnológico de Lages e Epagri. A iniciativa agora receberá um recurso para contratação de bolsistas (dois discentes do IFSC, sendo um de nível técnico, e dois bolsistas de nível superior externos). "Além disso, estaremos melhorando a formação de estudantes bolsistas, que poderão vivenciar a realidade dos produtores, empresas e da Amap nas ações voltadas ao fortalecimento da indicação geográfica", completa o professor.

Ainda de acordo com o coordenador, as ações do projeto visam o fortalecimento da marca de Denominação de Origem da Maçã Fuji da Região de São Joaquim, a capacitação técnica de produtores, a gestão dos processos e o reconhecimento e apropriação da Indicação Geográfica pelo público da região. "Importante a capacitação no sentido de realizar a colheita de frutas com padrão de qualidade de acordo com o caderno de especificações técnicas da IG, por exemplo", finaliza.

 

 

EXTENSÃO PESQUISA CÂMPUS URUPEMA