Revista Caminho Aberto moderniza sistemática de publicação

EXTENSÃO Data de Publicação: 07 fev 2022 16:22 Data de Atualização: 07 fev 2022 16:30

Está disponível no site da revista Caminho Aberto o volume 16 do periódico, que marca a modernização do sistema de produção da publicação.

Os artigos e relatos de experiência, que passam a ser recebidos em fluxo contínuo, são submetidos ao fluxo editorial que compreende avaliação duplo-cega, revisão textual e diagramação. Após finalizado, cada texto é publicado no site da revista, no volume anual único.

Com a publicação contínua, a perspectiva é disponibilizar os artigos, relatos de experiência e outros conteúdos de forma mais ágil, possibilitando o compartilhamento do conhecimento com o público sem que haja necessidade de esperar o fechamento de um número.

O primeiro bloco de publicações do volume 16 reúne quatro artigos, cinco relatos de experiência e uma entrevista, produzidos por extensionistas de todo o país. “Muitas destas intervenções foram executadas em contextos adversos, por conta da emergência sanitária ainda em curso no planeta”, observa o editor da revista, Valdeci Reis.

Atualização de sistema

Outra novidade da Caminho Aberto é a concretização da migração dos conteúdos da revista para a versão 3.0 do sistema de publicações OJS (Open Journal Systems). A ferramenta criada pela Public Knowledge Project é um software livre e permite o gerenciamento de todo o processo de produção, desde a submissão até a publicação. A versão mais atual traz uma interface mais amigável para o leitor e também otimiza alguns processos do fluxo editorial.

Diálogos interdisciplinares

A equipe da Caminho Aberto irá promover a segunda edição do projeto Diálogos Interdisciplinares, que visa debater o protagonismo das mulheres na práxis extensionista. O encontro virtual, marcado para 8 de março, irá reunir algumas autoras do volume 16 da publicação.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. As inscrições podem ser feitas neste link.

 

EXTENSÃO NEWS