Servidores retornam de programa institucional de intercâmbio

INTERNACIONAL Data de Publicação: 26 out 2023 15:57 Data de Atualização: 31 out 2023 20:27

O domínio em algum nível da língua inglesa é, atualmente, uma necessidade no currículo de quase qualquer profissional. Mas o que uma imersão de quatro semanas em escola canadense de inglês poderia auxiliar na prática diária de um profissional da educação? Essa foi a experiência da qual participaram os professores Saulo Vargas e Káritha Bernardo de Macedo, do Câmpus Gaspar, que retornou no início de outubro de um intercâmbio institucional promovido entre o IFSC e a escola ILSC, a qual integra o Grupo Educacional da Greystone College, em Toronto, no Canadá.

Segundo Saulo, a participação nesse programa de mobilidade lhe possibilitou melhorar seu nível de conhecimento em língua inglesa e ampliar sua compreensão cultural. "Além de me permitir estudar e elaborar materiais sobre tecnologias abordadas na minha área de atuação, essa experiência poderá contribuir no processo de internacionalização do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no qual atuo. Para o sucesso desse processo, é fundamental a capacitação de servidores por meio de programas de mobilidade internacional", afirma.

 

Como funcionou o intercâmbio

As aulas do curso aconteceram de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h15, e foram realizadas na ILSC Education Group, Toronto/Canadá. O curso é estruturado de acordo com o seu nível de inglês, "O meu tinha uma aula principal de Foundation Level B3 e duas complementares - Conversation Elements e Vocabulary Elements. A ILSC Education Group também oferece atividades extracurriculares gratuitas, como roda de conversa, visitas guiadas a mercados,  parques, cafeterias e a cidade subterrânea, o que permite ao estudante desenvolver ainda mais o seu nível de conhecimento em inglês".

A turma era formada por estudantes de diferentes nacionalidades: Turquia, Coreia do Sul, Colômbia, Japão, Taiwan e Brasil.

"O que mais chamou a atenção foram as aulas fora da escola, saímos para fazer pesquisa em lojas, entrevistar pessoas e fazer anotações de atividades diárias em uma cafeteria. Foi uma excelente oportunidade para exercitar o idioma na prática", conta Saulo. 

"Participar de um programa de mobilidade é uma experiência que recomendo a todos que puderem participar, certamente você conhecerá lugares, pessoas e hábitos muito diferentes do seu local de origem. Venha de cabeça aberta para conhecer uma nova cultura (ou novas culturas, como é o caso de Toronto). Procure participar do máximo de atividades que conseguir. Vá aos museus, shows, parques, comércio de bairro (evite redes multinacionais), procure viver a experiência como se fosse um morador local. Toda experiência que traz possibilidades de conhecimento, de se despir do cotidiano, de encarar novos desafios, de sair da zona de conforto e mudar hábitos, traz mais contextos para o nosso dia a dia e permite pensar em alternativas locais com visão global", completa o professor.

"A possibilidade de entrar em contato com outras culturas, paisagens geopolíticas, construções sociais, econômicas e artísticas é ímpar. Estar afastada do trabalho cotidiano nos permite abrir a mente e o olhar para novas percepções, tanto sobre o
mundo, quanto sobre nós mesmos. Certas experiências e aprendizados somente são possíveis a partir desses deslocamentos físicos e cada vez mais percebo o quanto são necessários para nossa atuação enquanto profissionais e cidadãos. Ter acesso a tantas
opções de atividades culturais e artísticas, como os museus maravilhosos e espaços culturais, bem como a lazer gratuito, como a imensa variedade de parques públicos, foi sensacional e é algo que me faz muita falta na região em que vivemos", avalia Káritha.

Avaliação do programa institucional

A servidora Stella Rivello, que integra a Assessoria de Relações Externas Internacionais do IFSC e foi uma das responsáveis pela organização do intercâmbio, avalia que a primeira edição do programa realizado no Canadá foi um sucesso. Houve o envolvimento de professores e técnicos-adminsitrativos, os quais poderão, a partir do retorno aos câmpus, aplicar em seus projetos, pesquisas e demais atividades os conhecimentos em inglês e os aprendizados obtidos durante a vivência no exterior.

Para Stella, as trocas realizadas entre os servidores do Instituto e os colegas, professores e famílias canadenses estão entre os principais ganhos proporcionados pelo programa. “Foi uma troca cultural muito expressiva, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Ficamos felizes em propor como destino Toronto, que é, em si, uma cidade multicultural: em poucos metros quadrados vemos e escutamos pessoas de diversas partes do mundo. Toda essa riqueza cultural abre ainda mais nossos horizontes, refletindo diretamente em nossas atividades enquanto educadores dentro do IFSC”, afirma.

Com a avaliação positiva da primeira edição, um novo programa de intercâmbio deve ser lançado ainda neste ano – com viagem para o exterior no segundo semestre de 2024. Além da imersão em língua inglesa em Toronto, a Assessoria deve criar a primeira turma para imersão em língua francesa em Montreal, também no Canadá.

INTERNACIONAL CÂMPUS GASPAR