Trabalho do Câmpus Urupema é premiado na III Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC

EVENTOS Data de Publicação: 30 nov 2023 17:58 Data de Atualização: 30 nov 2023 18:01

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação divulgou no último dia 24 o resultado da Chamada de Trabalhos da III Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC. Em primeiro lugar na Grande Área Ciências Agrárias está um trabalho do Câmpus Urupema: "Parâmetros fermentativos de sidra com goiaba serrana (Acca sellowiana) elaborada com diferentes cepas fermentadoras", coordenado pela professora Giliani Veloso Sartori.

O trabalho obteve nota máxima (100) entre os cinco selecionados para o evento, os três primeiros serão premiados. Este estudo teve como objetivo avaliar parâmetros físico-químicos relacionados à capacidade fermentativa de duas cepas distintas de levedura (Saccharomyces bayanus e Saccharomyces cerevisiae) na produção de sidra contendo goiaba serrana na formulação. As sidras foram fermentadas e avaliadas quanto aos parâmetros físico-químicos e taxa de produção de gás carbônico. A cepa S. cerevisiae produziu sidra com maior teor alcoólico, menor acidez volátil e maior taxa de produção de gás carbônico.

"É gratificante, especialmente por ser um trabalho envolvendo a goiaba serrana, fruta de muito potencial que me conquistou desde que cheguei ao IFSC. Além disso, o prêmio nos motiva na missão de educar através da ciência. Espero em breve poder observar a aplicabilidade prática na comunidade dos resultados que observamos em laboratório junto aos discentes e colegas", comenta a professora Giliani. 

Participam também do projeto o professor Marcos Roberto Dobler Stroschein e as estudantes Jiully Crissyan Ferro dos Santos e Maria Luiza Pereira. A professora destaca a importância de um projeto como esse para o processo de ensino-aprendizagem. "Esse processo mediado por uma pesquisa científica vai além da clássica aula expositiva e dialogada, pois o aluno é convidado a pesquisar, identificar etapas e processos e propor alternativas para alcançar o resultado e, só depois, parte para a execução da atividade prática. Isto faz com que eles sejam mediadores do processo de construção do conhecimento", completa. 

O trabalho será apresentado no evento na próxima segunda-feira (4), às 14h. O evento é todo online e será transmitido pelo canal do IFSC no youtube. Para Maria Luiza Pereira, bolsista voluntária do projeto, o resultado é motivo de grande alegria. "Fiquei muito feliz quando recebemos a notícia, em saber que nosso trabalho e nossa pesquisa foram reconhecidos. Também fico contente pois a fruta em pauta, a goiaba serrana, está ganhando um lugar especial na ciência, cada vez mais mostrando suas características e benefícios, juntamente com a maçã, fruta tradicional na região", comenta a aluna, que está na 4ª fase do curso superior em Engenharia de Alimentos do Câmpus Urupema.

O projeto foi o primeiro de pesquisa em que a aluna participou. Ela comenta a importância de uma oportunidade dessas para sua carreira acadêmica e profissional. "Bem, foi o primeiro projeto de pesquisa que participei, então considero que além do aprendizado científico e de conteúdo, também adquiri experiência prática de laboratório, que irá me ajudar muito futuramente. Além de que, ter tido um projeto premiado é uma grande vantagem no currículo", completa.

Sobre o evento

A III Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC O tem o objetivo geral de divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados pelos discentes e servidores do IFSC. Além disso, pretende aproximar a academia da sociedade pela difusão do conhecimento científico e tecnológico, pelo diálogo com a sociedade e pela valorização e incentivo à iniciação científica e tecnológica. Em especial, a partir desta terceira edição, tem por objetivo também a apresentação dos relatórios técnico-científicos de discentes bolsistas de pesquisa, na forma de resumos expandidos e vídeo-relatos.


A programação vai até 6 de dezembro, com apresentações de trabalhos síncronas e assíncronas, destacando resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e servidores com bolsas fomentadas pelo CNPq e IFSC. Além das apresentações, haverá também mesa-redonda sobre curricularização da pesquisa e uma edição do projeto Diálogos Acadêmicos sobre mulheres na pesquisa.
 

Confira a programação

 

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA