topo blog gestao

Blogs

Reditec Sul e trabalho da DTIC

Olá! Nessa semana participamos da Reditec Sul em Cascavel, no Paraná, representando o reitor do IFSC.

Jesué na Reditec-Sul

O evento reuniu dirigentes dos mais de 100 câmpus da Rede Federal da região Sul. Nesta terceira edição, foi possível retomar o compartilhamento de práticas exitosas entre os seis institutos federais. Do IFSC participaram 20 dos nossos 22 diretores e diretoras-gerais.

IFSC na Reditec Sul

Em breve, vamos mostrar mais informações sobre o Reditec Sul, onde foi redigida a Carta de Cascavel.

Nesta publicação, gostaria de destacar um grande avanço institucional. Como foi divulgado no nosso Portal, desde o início de junho o IFSC adotou o Programa de Gestão, que tem como uma de suas vertentes o teletrabalho.

Essa nova forma de trabalhar traz benefícios não só para os servidores em termos de qualidade de vida - já que podem executar suas atividades remotamente-, como também se reflete na melhoria dos  serviços prestados para a comunidade e na economia de recursos públicos.

Para tornar este teletrabalho possível, o IFSC teve que implantar o Sistema de Programa de Gestão (SISPG) e quem fez isso foi a nossa  Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, a DTIC. Para explicar como isso aconteceu, compartilho texto do diretor da área, Benoni de Oliveira Pires, sobre esse assunto.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, através da Coordenadoria de Infraestrutura de Redes e do Departamento de Sistemas da Informação, fez a implantação do Sistema de Programa de Gestão (SISPG), ferramenta de apoio tecnológico para acompanhamento e controle do cumprimento de metas e alcance de resultados nos termos da Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020 e do Decreto 11.072/2022.

Este sistema foi desenvolvido e disponibilizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia e pela Superintendência de Seguros Privados. A DTIC fez a implantação e configuração do sistema, instalação de banco de dados e importação dos dados funcionais do SIGRH em parceria com a DGP. Além da parte técnica, a Coordenadoria de Governança de TIC do IFSC fez a apresentação do sistema e de seu funcionamento nos dias 26 e 27 de maio de 2022.

Através do sistema, o servidor do IFSC que está em teletrabalho faz o registro de suas atividades mediante planejamento prévio realizado junto a sua chefia imediata. Cabe ao chefe o acompanhamento das atividades desenvolvidas e a indicação de uma nota de avaliação.

------------------------------------------------------

Enfim, uma contribuição importante porque sem sistema de acompanhamento não há programa de gestão.

Nessa semana o reitor também estará realizando a publicação de nova portaria para adequar o regulamento ao Decreto 11072/2022. Essa publicação vai contribuir para ampliar a segurança jurídica dos diretores e diretoras-Gerais do IFSC na implementação do programa de gestão em seus câmpus.

Para finalizar, gostaria de compartilhar que o nosso Departamento de Sistemas de Informação colocou em em produção a funcionalidade para geração de PDF dos processos do SIPAC. Nessa semana também será realizada a entrega para homologação de aproximadamente 90% das adaptações no SIG para atendimento ao decreto 10.139/2019. É importante registrar essas relevantes contribuições da equipe da DTIC, que nem sempre são perceptíveis para o grande público.

Até a próxima!

Blogueiros recentes