01.12 | IF-SC promove atividades no Dia Nacional da Astronomia

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 30 nov 2011 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 13:50

O Núcleo de Estudo e  Observação Astronômica José Brazilicio de Souza (NEOA - JBS) do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) celebrará o Dia Nacional da Astronomia que será no dia 2 de dezembro. Alunos, servidores e comunidade poderão assistir observações estrelares no pátio do Campus Florianópolis, às 17h30. Já na sala nº 34 do campus, no mesmo horário, terá palestras sobre a  Astronomia. O evento será gratuito.

Durante as observações, o coordenador de observação do NEOA-JB, Alexandre Amorim, com o apoio de sua equipe, fará explicações específicas sobre cada objeto do espaço. O IF-SC disponibilizará dois telescópios para observações. Caso o céu esteja sem nuvens, será possível ver a passagem da estação espacial a olho nu.

O evento também terá palestras sobre a história da Astronomia. Amorim ministrará apresentações sobre “O Observatório de Juvisy em 1887 e 2011” e  “Os cometas de Raulino Reitz”. A estudante de meteorologia do Campus Florianópolis, Adair Cardozo, fará ainda uma palestra com o tema “Curiosidades biográficas de D. Pedro II”.

Além de ser uma oportunidade para que a comunidade possa saber mais sobre os astrônomos brasileiros e catarinense, o coordenador de observação do NEOA-JB afirma que o evento vai lembrar as pessoas da existência e importância do Dia Nacional da Astronomia. “As pessoas perderam o contato com o céu. As observações vão ajudar a resgatar esse hábito”, explica.

Confira abaixo a programação das sessões de observações:

17h30 - Observação solar: contagem de manchas solares
18h30 - Observação do planeta Vênus
19h30 - Observação da Lua
20h30 - Observação do planeta Júpiter
21h30 - encerramento das observações

Em caso de céu nublado ou parcialmente nublado as observações serão suspensas. Mais informações sobre o  NEOA-JB no

site

.

Para acompanhar as notícias do IF-SC em tempo real, assine o nosso

Feed (RSS)

, siga o nosso