O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Acessibilidade é o foco das obras em 2022 no Câmpus Chapecó do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 17 fev 2022 11:14 Data de Atualização: 18 fev 2022 15:34

Dezenas de obras e reformas para garantir um ambiente de estudo moderno, atrativo e acessível para estudantes, técnicos e professores. As obras no Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) representam essa realidade. Para 2022, uma das novidades será o término da cobertura dos veículos oficiais, instalação de placas solares, além do foco em melhorias voltadas à acessibilidade. 

Até o final de 2021 foi executada no câmpus a pintura interna e externa dos blocos D e E, e de forma interna nos blocos C e F. O Registro Acadêmico (bloco A) também contou com nova pintura. Também foram instaladas rampas de acesso nos blocos D e F; platibanda no bloco E; foi feita a troca das divisórias do do segundo andar do bloco C; foi executada a ampliação da rede lógica dos blocos A e B; a Rede Metropolitana chegou ao câmpus e tudo isso aliado a ampliação do Data Center, modernização dos laboratórios de informática do Bloco F e entrega de notebooks.  

Os projetos foram elaborados pela estagiária de Engenharia Civil do IFSC Giovana Cavalheiro, as engenheiras do IFSC Clauândria Neris e Suzemara Rosso e o arquiteto do IFSC Marcelo Contatto dos Santos. Ainda, os profissionais da Prefeitura de Chapecó realizaram o projeto das rampas.

“Conforme vão retornando ao câmpus, os estudantes, servidores e a comunidade externa vão se deparar com uma nova cara, a cara da inclusão, afirma Sandra Agne, diretora-geral do Câmpus Chapecó.

Prioridades em 2022

Para este ano será efetivado o término da pintura dos blocos D e E, dos portões do bloco F e do estacionamento dos blocos A, B e C.Também será concluída a troca do piso do bloco F e da cobertura do bloco C; e será feita a instalação de placas solares. As reformas também compreendem a revitalização e acessibilidade da calçada externa; projeto de iluminação de rota acessível; além de troca das divisórias do do primeiro andar do bloco C; e finalizar a instalação dos pisos podotáteis direcionais e de alerta (blocos A, B, D e E já foram finalizados e ainda falta finalizar no bloco F).

Outra obra em execução é a instalação de esquadrias e vidros nos blocos D e E, orçada em R$ 123.500,00. O câmpus sofre com ventos e chuvas fortes que resultavam em corredores com acúmulo de água. O barramento integrado com guarda-corpo e janelas têm como objetivo impedir a entrada de água nos corredores, com a finalidade de promover aos alunos e aos servidores maior segurança e comodidade.  

Acessibilidade garantida

A obra de calçada externa, telhado do bloco C e cobertura das rampas custará R$ 678.560,04 e iniciará no dia 14 de março. “A busca permanente para minimizar as barreiras de acessibilidade que ainda estão presentes se dará no investimento em espaços escolares acessíveis a todas as pessoas independente de ter ou não deficiência”, destaca o setor de Engenharia responsável pelas melhorias. 

Atualmente existem cerca de 20 estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida no câmpus. Com a entrada semestral de turmas, é fundamental considerar cada vez mais a necessidade de inclusão. “Dessa forma, devemos estar previamente preparados para atender a todos os públicos e a comunidade externa”, complementam. 

Cobertura de rampas acessíveis e cobertura veículos oficiais 

As obras também incluíram a construção de rampas de acesso aos blocos. O próximo passo será a cobertura delas para impedir que os estudantes e comunidade que necessitam das mesmas para acesso aos diferentes ambientes como sala de aula e laboratórios sofram com o sol excessivo ou ainda tenham o acesso impedido por chuva. A engenharia também atuou na construção de cobertura dos veículos oficiais, que deve ser finalizada ainda este ano. 

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS CHAPECÓ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.