O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Elas Digitais recebe prêmio no 16º Women in Information Technology

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 19 ago 2022 16:24 Data de Atualização: 19 ago 2022 18:44

O grupo Elas Digitais, do Câmpus Gaspar, que reúne alunas e servidoras ligadas aos cursos de informática e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, recebeu o prêmio de projeto mais parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)  no 16º Women in Information Technology. O evento faz parte do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado de 31 de julho a 05 de agosto na Universidade Federal Fluminense em Niterói (RJ). A premiação se deu pela oferta de uma oficina de uso de jogos de tabuleiros como forma de estímulo ao pensamento computacional durante o congresso. 

O Elas Digitais é um dos 130 projetos parceiros do Programa Meninas Digitais que busca divulgar a área de computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental para que conheçam a área e sintam-se motivadas a seguir na área de computação. “A premiação dá mais visibilidade para o trabalho desenvolvido pelo Elas Digitais e também mostra a importância de projetos que buscam incentivar a participação feminina na área das Steam que englobam ciência, tecnologia, artes, engenharia e matemática e de acolher as profissionais mulheres em especial da área da TI”, avalia a estudante do técnico integrado em Informática do Câmpus Gaspar Isabela Reinhold, que integra o Elas Digitais há dois anos.

A estudante Isabela e a professora Caroline Reis Rauta estiveram na 42º edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação representando o Elas Digitais. Durante o evento, elas apresentaram um pôster referente ao trabalho desenvolvido com jogos de tabuleiros como forma de estímulo ao pensamento computacional e à Steam-w. “Ir para o Rio de Janeiro em um evento que aconteceu em uma universidade federal foi com certeza uma vivência extraordinária e enriquecedora. As palestras, os painéis e os projetos que eu vi e conheci abriram minha mente e me fascinaram, assim como todo o ambiente e as pessoas de lá. A apresentação do nosso projeto por meio dos pôsters e a conversa que tivemos com todos os interessados sobre o trabalho foram muito gratificantes”, explica Isabela.  

A professora Caroline Reis Rauta explica que os jogos de tabuleiros que vêm sendo trabalhados pelo grupo foram pensados para crianças e adolescentes, o “Jogo do Pensamento Computacional” é voltado para crianças entre 8 e 11 anos e o jogo "O Caminho delas"  para jovens entre 11 e 15 anos. “Ainda não há previsão de distribuição dos kits, mas eles podem ser baixados e reproduzidos facilmente por educadores de todo país pela aba "materiais disponíveis" no Elas Digitais”, explica Caroline.

 

CÂMPUS GASPAR EVENTOS
elas digitais meninas digitais sociedade brasileira de computação prêmio

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.