O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto proporciona a alunos a prática da prestação de serviços de recepção e guiamento

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 03 abr 2019 14:49 Data de Atualização: 03 abr 2019 15:05

Após uma experiência exitosa em 2018, o projeto “Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa” do curso técnico em Guia de Turismo Regional Santa Catarina do Câmpus Florianópolis-Continente foi ampliado e agora passará a ser um projeto de longa duração, conforme o edital 2019-Proex 01. Assim, nove alunos do curso estão tendo a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. 

O projeto surgiu de uma demanda da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina (CFISC/UFSC), que administra a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada no norte de Florianópolis.

O objetivo é proporcionar aos alunos de Guia de Turismo Regional Santa Catarina a prática da prestação de serviços de recepção e guiamento com o intuito de promover uma experiência turística de qualidade aos visitantes da fortaleza. Os estudantes passaram por capacitação com a CFISC/UFSC e fizeram visitas às outras fortalezas do triângulo defensivo para conhecê-las melhor e fazer o guiamento, preferencialmente aos domingos, com mais qualidade.

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Helena Alemany Soares, a proposta é de que o visitante possa, além de apreciar a beleza natural do local, receber informações sobre a importância histórica, geográfica e social da fortaleza, tendo no guia esse elo. Aos estudantes de Guia de Turismo é atribuída a responsabilidade de contar, em detalhes, a história da fortaleza, bem como seus personagens e curiosidades. 

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa está aberta todos os dias para a visitação das 9h às 12h e das 13h às 17h, tendo uma entrada de 8 reais a inteira e 4 reais a meia, com exceção do primeiro domingo de cada mês onde a entrada é gratuita. Além disso, turmas de estudantes de instituições públicas têm entrada gratuita com visitação feita pela escola, desde que seja essa visita solicitada à UFSC com antecedência. Quando o domingo é comemorativo, como Páscoa, Dia das mães ou dos Pais, a recepção por parte dos guias-bolsistas do IFSC passa para o sábado anterior à data alusiva. 

A fortaleza foi construída no século XVIII e está situada no alto do Morro da Ponta Grossa, localizado entre Jurerê e a Praia do forte. O monumento faz parte de um conjunto de três fortificações, que inclui, ainda, as fortalezas das ilhas de Anhatomirim e de Ratones Grande, também no norte da Ilha de Santa Catarina. Entre as três fortalezas, a de São José da Ponta Grossa é a única que é acessível por terra.

Para mais informações sobre as fortalezas, basta enviar um e-mail para fortalezas@contato.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-8302. 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.