O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Curso ajuda candidatos a se preparar para o exame de classificação

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 15 abr 2019 10:39 Data de Atualização: 27 ago 2019 15:04

O IFSC está com inscrições abertas até 6 de maio para seus cursos técnicos integrados ao Ensino Médio com início no segundo semestre. A seleção será por meio de um exame de classificação que será realizado em 9 de junho. Para ajudar os candidatos a estudar para a prova, uma mestranda do IFSC criou o curso preparatório gratuito Vou pro IFSC, disponibilizado desde o ano passado.

Desenvolvido num ambiente on-line, o curso é resultado de um projeto da aluna Mirelle Cândido Vecchietti, que faz o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFSC (Cerfead). Na plataforma, os estudantes têm acesso a videoaulas, simulados e espaços de interação.

A ideia de desenvolver o curso surgiu a partir da pesquisa de mestrado de Mirelle, intitulada “As trajetórias entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio na voz dos adolescentes: em busca de um diálogo com a educação profissional”. Por ser um mestrado profissional, os alunos precisam criar um produto educacional aplicado. “Tínhamos várias ideias em mente para esse produto, mas queríamos produzir algo significativo para os estudantes participantes da pesquisa”, explica Mirelle, que é orientadora educacional da rede municipal de Florianópolis.

Público da pesquisa

A atuação profissional da orientadora foi um dos fatores que influenciou na definição do público da pesquisa, que foram os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da capital catarinense. “Faz parte do meu trabalho incentivar e orientar os alunos quanto às escolhas de continuidade de estudos no Ensino Médio”, aponta Mirelle.

Foi com base nos dados coletados a partir de questionários, entrevistas e encontros com os estudantes que a mestranda decidiu desenvolver o curso. “Eles sugeriram, como uma necessidade, nessa etapa da trajetória escolar, ter um espaço de estudos para o exame de classificação para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSC”, conta Mirelle.

Para ela, o maior desafio foi o tempo para desenvolver o curso. “Tivemos que fazer tudo acontecer em uma semana, mas foi um trabalho que fluiu muito bem”, conta. Agora a expectativa é que mais candidatos saibam da existência do curso e o utilizem para se preparar para as provas.

Mestrado em andamento

Todas essas etapas fazem parte do mestrado da educadora. “Depois, o desenvolvimento do site, a repercussão dele, a usabilidade e as seleções dos estudantes quanto aos vídeos serão objeto de análise para minha dissertação e do produto educacional aplicado”, explica.

Mirelle está na fase de análise dos dados da pesquisa e escrita da dissertação. A sua defesa está prevista para meados de julho.De 8 de novembro a 25 de novembro de 2018, que foi o período disponibilizado para o exame do semestre passado, o site teve 13,8 mil acessos e mais de 600 pessoas fizeram o simulado.

Acesse o curso

O curso está disponível desde o dia 8 de novembro. Por se tratar de um projeto em andamento, há ajustes constantes, como a inclusão de recursos, por exemplo. Os estudantes que estiverem usando a plataforma são convidados, inclusive, a reportar erros ou dificuldades para utilizar o sistema como forma de colaborar com o produto.

Clique aquipara acessar o curso e conhecer melhor o projeto.

Sobre o Exame de Classificação

O exame de classificação do IFSC é utilizado como processo seletivo para alguns cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A prova deste semestre será realizada em 9 de junho e é composta de 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa. O conteúdo programático do exame pode ser conferido no edital. Também é possível acessar exames anteriores no Portal.

Os candidatos inscritos no exame 2019.2 irão disputar 494 vagas em seis cidades: Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. As aulas começarão no segundo semestre de 2019.

Sobre o mestrado do ProfEPT

O mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) começou a ser oferecido no ano passado em todo o Brasil e tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área. O IFSC é uma das instituições associadas ao curso e um dos polos ofertantes por meio do Cerfead.

ESTUDE NO IFSC NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.