IFSC entrega alimentos a estudantes em situação de vulnerabilidade social

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 18 jun 2020 15:02 Data de Atualização: 29 jun 2020 19:00

Medida tem o objetivo de ajudar na subsistência familiar dos estudantes mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Começou nesta terça-feira (16) a entrega de kits de alimentos a estudantes matriculados nos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Jaraguá do Sul. A ação beneficiará, nesta primeira semana, 113 alunos – 61 da unidade do Centro e 52 do Rau –, que terão direito a retirar nos câmpus em que estudam um kit contendo frutas e biscoitos. Os alimentos fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e já eram disponibilizados diariamente nos intervalos das aulas do IFSC.

Segundo o chefe do Departamento de Assuntos Estudantis do IFSC no Rau, Rodrigo Domit, a ação é uma maneira encontrada pela instituição para diminuir os impactos da crise provocada pelo novo coronavírus. “Muita gente perdeu o emprego ou teve algum tipo de diminuição da renda familiar. Nesse contexto, como as aulas presenciais do Instituto Federal estão suspensas, nossos alunos também deixaram de receber o lanche diário, o que representa mais uma perda para esses estudantes”, destaca.

O IFSC já tinha reservado o dinheiro para a compra dos lanches do primeiro semestre e, por isso, as direções das unidades do Centro e do Rau reorganizaram a entrega dos alimentos e converteram o lanche diário em kits com frutas e biscoitos equivalentes a uma a duas semanas de aula. “Assim estabelecemos um cronograma para que os alunos que precisam desse auxílio possam se programar e retirar no câmpus o kit de alimentação”, explica a chefe do Departamento de Assuntos Estudantis da unidade do Centro, Kély Zimmermann.

As entregas de alimentos para alunos do IFSC do Rau serão semanais e, por isso, os kits possuem frutas e biscoitos equivalentes ao lanche de uma semana de aula. Já para os estudantes do IFSC do Centro a entrega será quinzenal, por isso esses kits terão o equivalente ao lanche de duas semanas.

Os estudantes do Centro que ainda quiserem se cadastrar para receber os próximos kits podem fazer a solicitação junto ao coordenador do seu curso ou pelo e-mail dae.jar@ifsc.edu.br. Já na unidade do Rau, os alunos irão receber os primeiros kits nesta sexta-feira (19), mas quem ainda quiser se cadastrar pode fazer a solicitação pelo e-mail dae.jgw@ifsc.edu.br ou preencher este formulário de interesse.

Cestas básicas

Além dos kits de lanche, as direções do IFSC em Jaraguá do Sul irão viabilizar a entrega de cestas básicas para os estudantes mais atingidos pela crise econômica provocada pela pandemia. No entanto, a entrega das cestas ainda depende de trâmites que envolvem a reitoria da instituição, em Florianópolis, e só devem ocorrer a partir de julho.

Caso os alunos queiram mais informações sobre a entrega das cestas básicas ou dos kits de alimentação, podem entrar em contato com a unidade do Centro por WhatsApp (47 98807-3810) ou por e-mail (dae.jar@ifsc.edu.br) ou com a unidade do Rau pelo WhatsApp (47 3276-9616) ou por e-mail (dae.jgw@ifsc.edu.br).

PRÓXIMAS ENTREGAS DE KITS DE ALIMENTAÇÃO

IFSC Câmpus Jaraguá do Sul-Centro
30/6 7/7 (terça-feira), das 10h às 17h
14/7 21/7 (terça-feira), das 10h às 17h