O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC promove atividades sobre o Dia Nacional da Astronomia

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 29 nov 2012 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:11

 

O Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA-JBS) do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) celebrará o Dia Nacional da Astronomia no dia 4 de dezembro, com apresentações da história da astronomia catarinense e brasileira, realizadas no auditório do campus. O evento será gratuito.

 

A estudante de meteorologia do Campus Florianópolis, Adair Cardozo, apresentará curiosidades do notável astrônomo amador, D. Pedro II, imperador do Brasil entre 1840 e 1889, destacando alguns fatos sobre sua vida e a relação com a astronomia. Alexandre Amorim, coordenador de observação do NEOA-JB, fará uma palestra com base no livro “O Astrônomo Brazilíco” (1854-1910), mostrando algumas curiosidades da publicação. Vídeos com breves apresentações sobre textos e músicas de José Brazilício de Souza, grande astrônomo catarinense, também serão apresentados.

 

Dentro da programação está o lançamento oficial do livro “O Astrônomo Brazilício”, autoria de Alexandre Amorim. No local do evento haverá vendas de exemplares e sessão de autógrafos do autor.

 

Além de ser uma oportunidade para que a comunidade possa saber mais sobre os astrônomos brasileiros e catarinenses, o evento vai lembrar as pessoas da existência e importância do Dia Nacional da Astronomia, comemorado em 2 de dezembro.

 

Confira abaixo a programação:


19h - Abertura, por Marcos A. Neves (Coordenador-Geral do NEOA-JBS)

19h10 - Apresentação: Curiosidades biográficas de D. Pedro II, por Adair Cardozo

19h30 - Apresentação: A Astronomia, por José Brazilício de Souza

19h35 - Palestra: Por que conhecer o Astrônomo Brazilício?, por Alexandre Amorim

20h10 - Apresentação: A mais bela flor do jardim celeste, por José Brazilício de Souza. Sessão de autógrafos do livro "O Astrônomo Brazilício", de Alexandre Amorim.

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.