O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Nested Applications

Asset Publisher

Aluna do IFSC relata em livro como é ser mãe durante a pandemia

ENSINO Data de Publicação: 10 nov 2020 16:19 Data de Atualização: 10 nov 2020 16:28

A aluna da pós-graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) Aline Collyer Lebid é uma das autoras do livro “Maternidades Plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia”, lançado em outubro pela editora Bindi, com o selo Bindi Acadêmico.

O objetivo da publicação foi compartilhar as dúvidas e inseguranças das mães cientistas, que estão tendo de conciliar a pesquisa com o trabalho, afazeres domésticos e educação dos filhos. “Será que nossas dores, lugares, preocupações, afazeres são, de fato, semelhantes?”, escrevem as organizadoras Ana Carolina Coelho, Camilla de Almeida Santos Cidade e Vanessa Clemente Cardoso.

Em seu relato, Aline conta como é o dia a dia de pesquisadora, profissional e mãe do Heitor, de três anos. Explica quais as estratégias pedagógicas utilizadas para ser educadora e mãe ao mesmo tempo. Para ela, relatar essa experiência em uma publicação, em companhia de outras mães, é uma verdadeira terapia. “Compartilhar minhas tristezas e alegrias nessa dupla jornada de ser mãe e pesquisadora foi maravilhoso. Já fazia um tempo que não escrevia um relato pessoal”. Segundo ela, publicações como esta não pretendem ser um “manual a ser seguido”, mas “são fantásticas porque falam a real linguagem das mães, famílias, sem personificação”.

Ela contou com o auxílio de duas amigas pedagogas para montar um plano de aulas e atividades para o filho, para desenvolver o letramento e vários aspectos do aprendizado, como a coordenação motora e o reconhecimento das cores. “As estratégias são revisadas constantemente, mas confesso que é muito mais simples do que pensamos: meu filho de três anos tem me mostrado que a caminhada de nossa casa até a panificadora para comprar o pão, por exemplo, é transformada na melhor aula de forma geométrica que já tive em minha vida (observamos as calçadas - formas das cerâmicas, os desenhos nos muros...tudo se transforma em conhecimento)”.

Sobre a experiência de ser mãe durante a pandemia, resume: “minha responsabilidade de qual tipo de ser humano quero deixar para as futuras gerações, nesse contexto de mãe, que pesquisava dia e noite artigos sobre Educação Infantil (estratégias para ensinar) acabei por aprofundar conceitos e compreender que as técnicas criativas são fundamentais no contexto de ensinar alguém”.

Para os interessados, a obre pode ser baixada gratuitamente no site da Editora Bindi, mediante preenchimento de formulário.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.