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Turismo Cervejeiro na Grande Florianópolis começa a ser desenvolvido

PESQUISA Data de Publicação: 16 fev 2022 08:33 Data de Atualização: 11 mar 2022 15:13

A partir deste mês de fevereiro a equipe do projeto de Turismo Cervejeiro do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC inicia as visitas a cervejarias artesanais da Grande Florianópolis para um diagnóstico inicial do serviço turístico. O objetivo é desenvolver um produto de visitação e futuramente uma rota do turismo cervejeiro na região. 

Estudantes e professores do câmpus que formam a equipe analisarão e desenvolverão todas as informações que um visitante pode precisar, como acesso ao local, horário de atendimento, serviços oferecidos, preços e até a acústica e a temperatura do ambiente, de maneira individualizada para cada cervejaria.

O projeto, coordenado pelo professor Tiago Savi Mondo e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), pretende auxiliar as cervejarias artesanais da Grande Florianópolis a oferecerem um produto turístico e não somente a venda das bebidas produzidas. "Esse é um segmento que já desponta em diversos destinos no mundo e Santa Catarina, juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, tem potencial para desenvolver essa atividade."

Segundo Tiago, nesta etapa de visitas o objetivo é traçar um panorama das possibilidades de utilização das fábricas para o turismo. A equipe também conversará com proprietários e funcionários para resgatar a história da cervejaria, entender o foco da produção, verificar se o local está aberto para visitação ou se tem condições de fazer parte da rota. "Para isso, vamos utilizar uma série de indicadores para avaliar toda a infraestrutura tanto dos produtos e serviços como de acesso a pessoas com deficiência, por exemplo."

Etapa 2 com Gastronomia

Depois deste mapeamento das cervejarias, o produto será validado pela equipe e inicia uma segunda etapa: professores de gastronomia do câmpus serão convidados a sugerir um prato que a cervejaria poderia elaborar para harmonizar melhor com os seus produtos e assim ter mais um serviço a oferecer para os visitantes.

O objetivo é que os resultados do projeto, com os serviços turísticos oferecidos por cada cervejaria, os pratos gastronômicos e as ideias de uma rota turística cervejeira sejam apresentados ao público em outubro deste ano.


 

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