PDI 2025-2029

PDI 2025-2029

Estamos iniciando a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC para o quinquênio 2025-2029 e você é nosso convidado especial nessa grande obra. O PDI busca apresentar um caminho a ser seguido pela Instituição, de forma a cumprir a sua missão e alcançar seus objetivos, vislumbrando a realização de sua visão de futuro.

Conheça o Projeto de Elaboração, aprovado pelo Conselho Superior em 27 de março de 2023. Nele você vai encontrar as fases de elaboração, as diretrizes, a metodologia e o cronograma de elaboração.

Assista ao evento de Lançamento da elaboração do PDI 2025-2029, realizada em 3 maio de 2023, que contou com a participação da Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) Carla Comerlato Jardim.

Processo de construção

O processo de construção do PDI 2025-2029 foi iniciado em junho de 2022, quando a Diretoria de Gestão do Conhecimento realizou levantamentos e estudos sobre os planos anteriores da instituição, as exigências legais, o contexto atual da instituição e também as melhores práticas de outros institutos federais.

Desses estudos, resultou a Proposta para Elaboração do PDI 2025-2029, aprovada pela alta administração do IFSC em 6 de fevereiro de 2023 e pelo Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional (Copadin) em 24 de fevereiro de 2023. Na oportunidade, o Copadin emitiu a Recomendação nº 1, por meio da qual recomendou diretrizes gerais e específicas (por capítulo) para a elaboração do PDI 2025-2029.

Na sequência foram criadas duas das comissões que estão atuando nesse processo:

A partir daí a Diretoria de Gestão do Conhecimento escreveu o Projeto de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC 2025-2029, que foi apreciado e aprovado pelo Consup em 27 de março de 2023.

Comissões Temáticas

Capítulo 3 - Projeto Pedagógico Institucional

Assista ao evento de Lançamento do processo de revisão do PPI, realizado em 22 de maio de 2023, na Reitoria, que contou com palestra do professor emérito da Unicamp e idealizador da pedagogia histórico-crítica, Dermeval Saviani.