Apresentação

O  5º Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC - IFSC tem como objetivo oportunizar um momento de reflexão e de socialização das práticas de iniciação à docência realizadas nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC no âmbito do projetos institucionais do PIBID e Residência Pedagógica, bem como atividades desenvolvidas pelos/as professores/as e estudantes dos cursos de licenciatura relacionadas a Prática como Componente Curricular e aos Estágios Curriculares Obrigatórios.


O evento tem como público-alvo tanto os/as licenciandos/as e professores/as do IFSC que participam do PIBID e RP, quanto os demais envolvidos/as com os cursos de licenciatura e formação docente da instituição. No período matutino do evento, acontecerá uma mesa redonda com profissionais de diferentes instituições de ensino superior de Santa Catarina, a qual terá como foco a resolução 2/2019 e suas implicações nos cursos de licenciatura. Com base nessa discussão, será escrita uma carta do evento que embasará a elaboração a resolução do IFSC para os cursos de Licenciatura. No período vespertino será desenvolvida a apresentação dos projetos PIBID e RP do IFSC, além de uma mostra de experimentos e atividades pedagógicas, com o intuito de promover um momento de troca de experiências e divulgação das práticas de ensino desenvolvidas nos cursos de licenciatura e formação docente do IFSC. No período noturno, será realizada a aula inaugural do curso de Licenciatura em Química do IFSC-SJ. 


O evento acontecerá no auditório do IFSC câmpus São José, no dia 07/04/2022 das 10h às 21h00 e está sendo organizado pelo Fórum das Licenciatura do IFSC, Pró-Reitoria de Ensino e coordenações institucionais do PIBID e RP.


As inscrições para participar do evento vão até o dia 01 de abril de 2022. Os interessados em apresentar trabalhos na Mostra de Experiências e  Atividades pedagógicas devem enviar o resumo também o até o dia 18 de fevereiro, seguindo as orientações disponíveis na aba inscrições.

Palestra "A BNC-Formação: retrocessos nas políticas educacionais

A palestra "A BNC-Formação: retrocessos nas políticas educacionais" terá a participação do Prof. Fernando de Araújo Penna e da Profa. Luciana Freitas, ambos da Universidade Federal Fluminense e será realizada virtualmente no dia 01 de dezembro de 2021 e será transmitida pelo canal do IFSC no YouTube.

Essa palestra é a primeira parte do evento “5º Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC”, que o Fórum das Licenciaturas está organizando em parceria com a DIREN e com as coordenações do PIBID e RP. 

 

Local de realização:

R. José Lino Kretzer, 608 - Praia Comprida, São José - SC, 88103-902 

 

 

Voltar ao Topo