Conheça o projeto IFSC Verifica

Informação confiável e qualificada no combate a duas pandemias: a de Covid-19 e a de desinformação

O IFSC Verifica – Jornalismo, Ciência e Tecnologia no combate à desinformação é um projeto voltado à produção de informação científica clara e confiável sobre a pandemia de Covid-19, doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, chamado de novo coronavírus.

Desde que os primeiros casos da doença começaram a ser notificados, no final de 2019, as informações oficiais divulgadas pelos órgãos de saúde, autoridades públicas e instituições de pesquisa passaram a circular de forma rápida em todo o mundo. O cenário de pandemia, a incerteza sobre o futuro e o medo da doença geram uma comoção social que é terreno fértil para a disseminação de desinformação.

O projeto IFSC Verifica visa contribuir para o combate à desinformação, fazendo uso da divulgação de informação confiável e qualificada produzida pelos pesquisadores do IFSC. Dessa forma, buscamos auxiliar no controle e erradicação da pandemia de Covid-19.

Quem somos

O IFSC Verifica foi um dos projetos aprovados na Chamada EPE Covid-19, lançada pelo IFSC para mobilizar a instituição no enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus.

Nossa equipe é formada por servidores da Diretoria de Comunicação e tem a participação de dois colaboradores externos.

Jornalistas: Ana Paula Lückman, Carla Algeri, Giovana Perine, Marcela Lin
Relações-Públicas: Nadia Garlet
Programador Visual: Bruno Cavalheiro Bertagnolli
Colaboradores: Daniel Werneck Meneguelli (bolsista da IFSC TV) e Jennifer Patricio Cândido (discente extensionista)

Entre em contato conosco pelo e-mail verifica@ifsc.edu.br.

Voltar ao Topo