Comunidade acadêmica faz reflexão sobre importância da água

EVENTOS Data de Publicação: 30 mar 2023 14:30 Data de Atualização: 30 mar 2023 14:36

A Comissão IFSC Sustentável do Câmpus Xanxerê promoveu atividades para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A programação visou estimular uma reflexão sobre a temática.

Os alunos dos cursos técnicos integrados participaram de um quiz com premiação para os três primeiros lugares, considerando a rapidez e o número de respostas corretas. As 15 questões de múltipla escolha foram elaboradas com a colaboração de coordenadores de cursos e professores. O quiz foi disponibilizado na plataforma gratuita Kahoot.

Cada pergunta do quiz apresentou quatro opções para escolha, mas apenas uma resposta correta, o que motivou os 40 participantes de cada rodada a refletir sobre a importância do consumo consciente e racional deste recurso tão necessário para vida.

Também foi montado um espaço com informações e dados apresentando a comparação entre o impacto da água como recurso básico para o dia a dia e o descaso, a poluição e a degradação dos recursos hídricos. Além da reflexão, o espaço proporcionou aos estudantes montar um puzzle com o tema Ciclo da Água.

"A água é um dos elementos vitais para vida dos seres humanos e de todo tipo de vida existente. Contribuir para ampliação do debate sobre a questão da sustentabilidade dentro do ambiente escolar em prol do uso racional da água é uma pauta necessária e urgente, para que ela não venha a faltar na vida dos estudantes e de toda a humanidade. Como não podemos modificar o ciclo da água, precisamos aprender a preservar e utilizar este recurso de modo mais racional. O envolvimento da comunidade acadêmica nas ações deste dia representa o interesse que todos precisamos ter com os recursos naturais e a nossa responsabilidade enquanto habitantes do planeta", enfatiza a coordenadora da Comissão IFSC Sustentável, Andreia Medianeira Pedrolo Weber da Silva, docente da área de Química.

Leia sobre a questão da água no IFSC Verifica


 

EVENTOS