EXTENSÃO Data de Publicação: 03 set 2025 13:14 Data de Atualização: 05 set 2025 11:12
Um projeto de extensão do curso superior de Processos Gerenciais está capacitando servidores públicos municipais de São Miguel do Oeste. O curso Fundamentos da Gestão iniciou na última semana de agosto e segue por cinco semanas, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC.
O curso é realizado como ação de um projeto de extensão do professor do IFSC, César Gomes de Freitas, pós-doutor em Desenvolvimento Local e Agronegócios pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Duas estudantes do curso, do 6º período, também colaboram na preparação e organização dos encontros: Carmelita Caldialves de Jesus e Kérli Andréia Roratto de Oliveira.
Os encontros são realizados semanalmente no auditório da prefeitura, com quatro horas de duração cada. Participam dessa turma secretários e secretários adjuntos, que têm acessado conhecimentos sobre os conceitos e ferramentas básicas de gestão.
“O projeto pretende expandir a oferta do curso para o maior número possível de servidores públicos. Queremos fornecer aos participantes conhecimentos conceituais e práticos sobre gestão”, destaca o professor César.
O curso apresenta um panorama completo do processo de administrar organizações, detalhando suas funções essenciais e demonstrando como a gestão moderna é um fator-chave para a melhoria da qualidade de vida e para a solução de problemas complexos que afetam tanto o setor privado quanto o público.
Saiba mais
Em fevereiro 2026, inicia uma nova turma do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. As inscrições para o curso estão abertas via Vestibular Unificado (IFSC,UFSC,IFC) até 08/10/2025.