SNCT do Câmpus Itajaí destaca o trabalho das mulheres em diferentes áreas do conhecimento

SNCT Data de Publicação: 06 nov 2026 16:33 Data de Atualização: 06 nov 2026 17:13

O Câmpus Itajaí realizou, nos dias 26, 27 e 29, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  A edição deste ano teve como tema Ciência Delas e buscou destacar a contribuição feminina em diferentes áreas do conhecimento.

A palestra de abertura foi com a diretora-executiva do IFSC, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, que destacou que as  mulheres representam 57% do total de pesquisadores com pós-graduação no Brasil, segundo dados do Plano Nacional de Pós-Graduação, mas que ao olhar as bolsas de produtividade concedidas pelo Cnpq aos pesquisadores de excelência no Brasil, a maior parte deles são homens. “Nós não podemos naturalizar isso. Para ter ciência de verdade precisamos atuarmos juntos.”

Na roda de conversa sobre segurança alimentar, a enfermeira do sistema de saúde de Balneário Piçarras Tagi Puri destacou as contribuições dos saberes dos povos originários, e as 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) do SUS e a representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (Comsea) Ana Caroline Ozório falou sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

Foi realizada ainda palestra sobre estudos subaquáticos de polvos e lulas do Brasil: mulheres desbravando o oceano, com a professora da UFSC Tatiana Leite e com a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC Camila Sotilli. A engenheira ambiental Sandra Kock-Egg, que é doutoranda em Ciências Ambientais pela Furb, falou sobre sua experiência na área ambiental, como ultramaratonista de águas abertas e idealizadora do projeto Braçadas Sustentáveis Pelo Futuro da Água, iniciativa que integra ciência, esporte e comunicação em torno da qualidade da água, da saúde e da conservação dos ambientes aquáticos.

No dia 27, a doutora em Educação Física Ioranny de Sousa falou sobre relações étnico-raciais, a professora da UFSC Daniela Suzuki sobre como a bioeletricidade transforma a medicina e a alimentação, destacando as aplicações com eletroporação para tratamento de câncer e a professora da UFSC Márcia Mantelli sobre a trajetória de mulheres na engenharia, pesquisa e inovação.

No dia 29, teve ainda relato de experiência sobre meninas e mulheres na cultura maker de Itajaí com a coordenadora dos laboratórios makers do município Edizael da Rosa e apresentações orais de trabalhos na Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento contou ainda com feira de economia solidária com a exposição e comercialização de produtos das oficinas realizadas pelo Programa Mulheres Sim com mulheres apenadas do Presídio Regional de Itajaí e com a comercialização de produtos de artesãos ligados ao Centro de Economia Popular e Solidária de Itajaí (Cepesi). Para encerra o evento, teve ainda apresentação cultural do grupo Baque Mulher.

 

SNCT CÂMPUS ITAJAÍ