Curso de Pedagogia Bilíngue recebe conceito máximo em avaliação do MEC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 21 jun 2022 15:56 Data de Atualização: 22 jun 2022 15:08

O curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) do Câmpus Palhoça Bilíngue recebeu a nota máxima (5) no conceito de curso emitido pelo Ministério da Educação (MEC).

O conceito de curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Este conceito final é feito a partir de uma avaliação por técnicos do ministério considerando três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Cada uma tem subitens que recebem notas até 5 e formam o conceito final de cada dimensão. Os conceitos das três dimensões são usados para calcular o conceito final do curso.

O curso de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) recebeu conceito 4,61 em organização didático-pedagógica, 4,89 em corpo docente e tutorial e 4,75 em infraestrutura. A nota final do curso ficou em 4,76, o que o coloca na maior faixa possível de conceito (5).

A avaliação foi feita entre 23 e 25 de maio, de modo virtual. “Nos chamou a atenção, nas palavras dos próprios avaliadores, como a conversa com os alunos foi rica e interessante”, diz a coordenadora do curso, Ana Paula Jung. Segunda ela, o contato com estudantes atuais e egressos permitiu aos avaliadores perceber como a instituição e o curso trabalham de forma articulada para atingir os objetivos de ensino e de formação.

“Quando veio a nota 5, foi muito emocionante. Eu me senti orgulhosa do trabalho que estamos fazendo”, comenta. Para ela, os relatos dos estudantes para os avaliadores são um indicativo de que o curso está no caminho certo. “Isso nos leva a crer que estamos acertando com as propostas que temos elaborado e desenvolvido e na formação desses sujeitos que já são e serão tão importantes nos espaços escolares formais e não formais, especialmente quando estiverem envolvidos alunos surdos.”

Ana Paula lembra que o curso recebeu notas 4 em alguns dos quesitos que compõem cada dimensão. “São pontos que obviamente a gente precisa olhar para eles com carinho e ver de que maneira a gente precisa fazer para minimizar esses aspectos, mas que em nada comprometem essa excelente avaliação que a gente teve. A nota reflete o esforço, a dedicação e o empenho de muita gente para que esse curso aconteça”, completa.

Até o momento, o curso de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) formou 23 profissionais em duas turmas.

O curso

O curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) forma profissionais com competência para exercer a docência na perspectiva bilíngue (língua brasileira de sinais, a Libras, e português), de modo a reconhecer a Libras, a cultura surda, e a epistemologia visual como elementos de constituição e ação social dos surdos.

Durante o curso, o aluno compreende o contexto histórico, sociocultural e científico dos processos de formação humana, de produção do conhecimento e de organização do trabalho pedagógico, na perspectiva de uma educação crítica, que contribua para a transformação social. Além disso, também domina os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento que lhe cabem ensinar e suas respectivas didáticas e metodologias de maneira a poder conceber, planejar e administrar situações de ensino e aprendizagem.

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) inclui instituições públicas e privadas de ensino, organizações não governamentais, órgãos públicos e privados de educação não formal, áreas de gestão de pessoas e educação corporativa, órgãos e instituições de pesquisa, consultorias e assessoramento e instituições de atendimento especializado à pessoa surda.

O curso tem duração de oito semestres, com aulas à noite e turmas de 40 alunos. Saiba mais sobre ele no Guia de Cursos do IFSC.

INSTITUCIONAL CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE