Curso de Produção de Moda vai reformular brechó da Casa da Fraternidade de Araranguá

ENSINO Data de Publicação: 15 ago 2022 16:41 Data de Atualização: 15 ago 2022 16:52

Fonte de arrecadação para as ações de assistência social e também de doações para famílias carentes, o brechó da Casa da Fraternidade, de Araranguá, vai passar por uma ampla reformulação, desde a reforma do espaço físico até a divulgação das roupas e acessórios para venda. Tudo isso graças a um trabalho de estudantes do curso técnico em Produção de Moda do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A turma do segundo ano do curso técnico integrado ao ensino médio está desenvolvendo o trabalho dentro do Projeto Integrador, quando os conteúdos do curso são consolidados em uma atividade prática. Com orientação das professoras Rafaela Soratto e Anamélia Valentin, a turma elaborou um plano de ação, já aprovado pela diretoria da Casa da Fraternidade, e colocará em prática as ações previstas neste segundo semestre letivo.

“Estamos com grandes expectativas para essa reforma. Ficamos bem empolgadas no começo do ano. É uma grande oportunidade, que traz muito aprendizado. Estamos ansiosas para ver como ficará o resultado e também se vamos conseguir administrar tudo, porque há muito o que fazer. Mas estamos felizes, focadas e bem unidas neste projeto”, afirma a aluna Ana Carolina Pessoa.

No primeiro semestre seletivo, a turma pesquisou referências de brechós em Araranguá e na internet para propor reformulações à Casa da Fraternidade. O brechó da instituição, que funciona em uma pequena casa de madeira, será pintado e terá seu espaço interno repaginado. A distribuição das peças será reorganizada, assim como serão reformados itens como cabides, araras e mobiliário. As peças serão selecionadas e o Laboratório de Fotografia do Câmpus será usado para a produção de imagens, que serão divulgadas em um Instagram criado para o brechó. Para a reinauguração do espaço, está previsto um evento de lançamento, organizado também pelos estudantes.

A professora Rafaela Soratto explica que todas as ações fazem parte das atribuições de um técnico em Produção de Moda. “Vamos montar as produções, com fotos para as redes sociais, o que é legal porque o curso de Produção de Moda tem também o objetivo de proporcionar este conhecimento sobre fotografia. Junto com isso, vem a questão do visual merchandising, iluminação, móveis, o que fica mais atrativo para os consumidores, como as peças vão estar dispostas, todas questões que influenciam na decisão de compra. Tudo isso será conectado com o conhecimento do curso em uma ação prática”, explica.

De acordo com Jaqueline Kamphorst Leal, gestora de projetos e administradora financeira da Casa da Fraternidade, a ação do curso técnico em Produção de Moda do IFSC é importante porque o brechó da instituição está mesmo precisando de uma repaginação. O brechó faz parte das ações de captação de recursos da entidade e também funciona como um local de doação de roupas para as famílias assistidas. A direção da Casa está confiante com o trabalho que será realizado pelos estudantes.

“A apresentação foi emocionante, objetiva e linda. Superou qualquer expectativa, mesmo porque a casinha é simples, e ganhou, na visão dos alunos, um espaço com certo requinte e sofisticação, com visão limpa e clara, mostrando os objetos e produtos que ali estão para doação e venda. Isso motivou a todos os participantes para que possamos ter um local acolhedor e também melhor preparado para o desenvolvimento do projeto”, afirma. “Já temos uma voluntária que cuida do espaço todas as tardes e que o mantém organizado. Mas o que mais nos impressionou foram as ações de marketing digital apresentadas, que irão fazer com que mais pessoas conheçam o projeto”, completa.

ENSINO CÂMPUS ARARANGUÁ EXTENSÃO