SNCT 2022: Abertura trouxe cultura, história e resultados da formação

SNCT Data de Publicação: 08 nov 2022 00:24 Data de Atualização: 08 nov 2022 00:34

Nesta segunda-feira (7) teve início a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Lages. Até a próxima quinta-feira (10) diversas atividades, como palestras, minicursos, exposições, estarão ocorrendo no Câmpus. A SNCT está na sua 19a edição e o tema é "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil". A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento nacional promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC). As entidades de educação vinculadas ao ministério participam do evento promovendo suas atividades localmente.

A abertura iniciou com apresentação do espetáculo teatral Casos e Causos - Pedro Fulgêncio, com Ader Godoi e Paulinho. Que trouxeram de forma bem humorada as origens serranas em uma conjunção com o bicentenário da independência. "Estamos muito felizes com a realização desse evento. É o primeiro grande evento pós-pandemia e ele marca pois, depois de muito tempo, conseguimos reunir no mesmo ambiente os servidores, os estudantes e a comunidade externa”, comenta o Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Lages do IFSC, Silmar Primieri.

Palestra de Abertura

O professor Paulo Roberto Wollinger é docente do Centro de Referência em Formação EAD do IFSC (Cerfead). Ele participou das discussões da criação dos Institutos Federais, em 2008. O professor trouxe uma visão histórica do trabalho e de suas relações com a sociedade brasileira com a palestra “Institutos Federais da Independência”. O docente abordou desde a ideia da técnica, em sentido restrito, passando pela relação do trabalho no contexto histórico brasileiro, suas origens escravistas e como isso buscou ser superado por meio da educação.

Confira a palestra complesta:

Na sequência, cinco egressos do Câmpus Lages participaram de uma Roda de Conversa mediada pelo professor Thiago Meneghel, da área de administração do IFSC Lages. Eles trouxeram suas experiências no câmpus durante sua formação e como o IFSC foi importante não apenas na educação formal, mas na possibilidade de abranger novos conhecimentos. Os ex-estudantes também abordaram os anseios dos alunos sobre o que os espera no mercado de trabalho após a formatura.

Os egressos participantes foram Natiele Correia (Processos Químicos), Alex Júnior Ávila (Ciências da Computação), Vinícius Waltrick (Ciências da Computação), José Vitor Ortiz (Engenharia Mecânica) e Edmilson da Silva - Eletromecânica.

Confira a conversa na íntegra:

SNCT CÂMPUS LAGES NEWS