IFSC conquista 24 medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

EVENTOS Data de Publicação: 08 dez 2022 08:14 Data de Atualização: 08 dez 2022 08:28

Quinze equipes formadas por estudantes do Ensino Médio do IFSC foram medalhistas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. A competição é formada por grupos de no mínimo cinco estudantes do ensino médio e dividida em duas etapas: regional e nacional.

Na etapa regional, as equipes do IFSC conquistaram uma medalha de ouro, seis de prata e oito de bronze. Já na etapa nacional, foram cinco medalhas de prata e outras quatro de bronze, totalizando 24 medalhas. Os medalhistas foram convidados a integrar a delegação brasileira para olimpíadas internacionais em 2023.

A competição tem o objetivo de aproximar os países estrangeiros por meio do estudo da Matemática e também promover o interesse pela disciplina. As provas são dissertativas e devem ser resolvidas em equipe, sem o auxílio do professor. Para isso, os alunos são preparados em sala de aula nas atividades planejadas pelos professores, grupos de estudo e atendimento individualizado, quando necessário. Existem ainda projetos de extensão focados na preparação dos estudantes interessados em realizar a prova, abertos também à comunidade externa.

O professor do Câmpus Garopaba, João da Silva Michelsch, explica que essas atividades são relevantes para estimular e promover o estudo não apenas de matemática, mas de suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento. “Essa olimpíada estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e desenvolve nos estudantes competências para o entendimento de situações problemas. Ainda, contribui para que o estudante possa desenvolver habilidades de trabalhar de forma conjunta e colaborativa, uma vez que é realizada em grupos”, explica.

Confira quais os câmpus das equipes medalhistas:

Etapa Nacional

Medalhas de Prata: