Servidora e estudante vencem desafio latino-americano de segurança em TI

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 27 set 2019 18:34 Data de Atualização: 30 set 2019 10:29

A servidora Shirlei Aparecida de Chaves, da Reitoria do IFSC, e a estudante Helenluciany Cechinel, do Câmpus São José, integraram a equipe do Brasil que venceu o Cyberwomen Challenge, competição latino-americana de segurança em tecnologia da informação realizada em Santiago, no Chile, na última segunda-feira, 23 de setembro. O objetivo da competição foi gerar espaço de aprendizado e oportunidades na área de segurança para mulheres que atuam em tecnologia da informação.

No total, 11 países participaram da etapa final do Cyberwomen Challenge. A equipe brasileira tinha cinco integrantes, incluindo Shirlei, que é analista de tecnologia da informação na Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (DTIC) da Reitoria, e Helenluciany, que estuda Engenharia de Telecomunicações no Câmpus São José. Para chegar lá, elas venceram uma etapa regional em Florianópolis. Outra parte da equipe foi formada por meio de uma regional disputada em São Paulo.

A final do Cyberwomen Challenge teve um desafio do tipo “capture the flag” (“capture a bandeira”, ou CTF, na sigla em inglês). “É preparado um ambiente computacional com vários desafios (ou exercícios), no qual você tem um mapa do mundo e você vai conquistando a bandeira de cada local do mapa, ao conseguir resolver o desafio e informar a resposta correta”, explica Shirlei. A cada bandeira conquistada, a equipe ganha pontos e a que terminar com maior pontuação é a vencedora.

Shirlei e Helenluciany também participaram, no Chile, do Simpósio de Segurança Cibernética da Organização dos Estados Americanos (OEA). Como prêmio pela conquista do Cyberwomen Challenge, elas foram convidadas a participar do Cybersecurity Summer BootCamp 2020, que será realizado na Espanha.

INSTITUCIONAL