Impactos do coronavírus chegam ao IFSC

AVISOS Data de Publicação: 12 mar 2020 11:13 Data de Atualização: 28 mai 2020 11:24

Nesta quarta-feira(11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A medida é tomada quando uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, por volta das 16h desta quinta-feira (12), o Brasil tem 77* casos confirmados do coronavírus. Em Santa Catarina, foram confirmados os primeiros dois* casos de coronavírus em Florianópolis nesta quinta-feira (12) à tarde pela Secretaria de Estado da Saúde e 73* casos suspeitos seguem sendo monitorados. No IFSC, o único impacto direto até este momento - em função do coronavírus - foi o adiamento do embarque de intercambistas, selecionados na 17ª edição do programa de intercâmbio (Propicie) e no Projeto Lapassion.

Atualmente, 34 alunos do IFSC estão no exterior – seis estudando no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) pelo programa de Dupla Titulação e 28 que viajaram neste mês para instituições da Espanha e de Portugal pelo programa de intercâmbio chamado Propicie. Apenas seis dos estudantes também selecionados pelo Propicie 17 não puderam embarcar como o previsto por orientação das instituições que os receberiam na Finlândia e em Beja (Portugal).

A assessora de Assuntos Estratégico e Internacionais do IFSC (Assint), Fernanda Emanuela Ferreira, explica que os estudantes que não embarcaram não irão perder a oportunidade. “O intercâmbio foi apenas adiado e a expectativa é que os alunos possam viajar no segundo semestre”, informa. Esses alunos deverão retornar as suas aulas no IFSC para não perder o semestre.

Para os intercambistas do IFSC que já estão na Europa, a Assint pede que sigam as orientações das instituições em que estão realizando o intercâmbio. De acordo com Fernanda, a Assint irá avaliar ainda o adiamento do próximo edital do Propicie, previsto para abril, diante deste cenário mundial.

Além dos intercambistas, um grupo de alunos da equipe de robótica do Câmpus Florianópolis está nos Estados Unidos participando de um torneio.

Aulas mantidas

Em nota publicada nesta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) informa que ainda não há recomendação para a suspensão de aulas e destacou as orientações às instituições de ensino para que haja o reforço nas ações preventivas contra o coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Em portaria publicada hoje (12) no Diário Oficial da União, o MEC instituiu o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC) com o objetivo de gerenciar questões inerentes a assuntos sensíveis, de repercussão nacional.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, informa que o IFSC irá aguardar as orientações desse comitê que já devem sair no início da próxima semana. “Também na próxima semana iremos fazer uma reunião da equipe de gestão para avaliar a manutenção de eventos e outras atividades”, complementa. O assunto será ponto de pauta na próxima reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC (Codir), que reúne os diretores-gerais dos 22 câmpus, na terça-feira (17).

“Vamos discutir o cenário e já traçar estratégias caso, infelizmente, tenhamos algum caso no IFSC envolvendo nossos alunos ou servidores. O que pedimos, no momento, é que nossa comunidade acadêmica siga as orientações do Ministério da Saúde para prevenir o contágio”, complementa Maria Clara.

Reforço na higienização

Em todos os câmpus do IFSC e na Reitoria, houve um reforço na limpeza e nas orientações de higienização conforme orientação do Ministério da Saúde. “Se for necessário, o IFSC pode ampliar as requisições de produtos, como o álcool em gel”, diz a diretora de Administração, Lais Karine Sarda Martins.

A Secretaria de Educação Profissional do MEC (Setec) também encaminhou um ofício aos dirigentes dos institutos federais com recomendações para a prevenção.

Mais sobre o coronavírus

Para entender melhor sobre este vírus que está assustando o mundo inteiro, ouça o novo podcast do IFSC, Ciência para seus ouvidos, que teve seu primeiro programa – lançado nesta quarta-feira - todo dedicado ao coronavírus.

O Governo Federal também disponibilizou um site com informações sobre o vírus, como se proteger dele e o que fazer caso você identifique algum dos sintomas. Há ainda um aplicativo gratuito também desenvolvido pelo Ministério da Saúde com informações para o combate do Coronavírus.

* Os números de casos confirmados e suspeitos podem aumentar conforme novas informações disponibilizadas pelo Governo

AVISOS NEWS