Pular para o conteúdo

Notícias

Coronavírus: nota oficial

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 13 mar 2020 16:30 Data de Atualização: 28 mai 2020 11:28

Diante do aumento de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e a confirmação dos primeiros casos em Santa Catarina, a Reitoria do IFSC usa da presente nota para anunciar medidas a serem tomadas como forma de evitar a propagação do vírus e orientar a comunidade frente à pandemia da doença Covid-19.

Considerando as recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, adotaremos as seguintes medidas a partir de segunda-feira, 16 de março:

1) Suspender todas as solenidades de formaturas, eventos e reuniões previstos para espaços de grande aglomeração de pessoas por 30 dias;

2) Suspender as viagens institucionais de servidores e alunos pelos próximos 30 dias;

3) Manter as aulas conforme calendário acadêmico;

4) Solicitar que alunos e servidores que estejam retornando de viagem internacional ou tenham tido contato direto com algum caso confirmado, comuniquem às coordenações de curso ou suas chefias imediatas por e-mail ou telefone antes de retornarem às atividades;

5) Recomendar que todo aluno ou servidor que se enquadrar na situação descrita acima cumpra um período de afastamento das atividades por 7 (sete) dias, mesmo nos casos assintomáticos. Para justificar sua ausência, será preciso apresentar documentos de viagem ou de ordem médica que comprovem a situação.

Para toda a comunidade, em caso de sintomas, procure os serviços de saúde para procedimentos de diagnóstico. Conforme a portaria 356 de 11 de março, somente profissional da saúde poderá recomendar medida de isolamento por 14 dias. Servidores e alunos enquadrados nos grupos de risco podem se afastar imediatamente a partir de recomendação médica.

Seguindo recomendações do MEC, no momento, não avaliamos necessário suspender as aulas. Determinamos o reforço das ações de higienização nos nossos câmpus e na Reitoria e orientamos nossa comunidade acadêmica a seguir as recomendações de prevenção já amplamente divulgadas pelos órgãos competentes e pela imprensa.

Em relação às relações internacionais, temos sete alunos selecionados para programas de intercâmbio que tiveram suas viagens adiadas: seis para a 17ª edição do Propicie, o programa de intercâmbio do IFSC, que não puderam embarcar a pedido das instituições europeias, e um para o Projeto Lapassion, que teve as atividades suspensas. Em relação aos 34 intercambistas do IFSC que já estão em Portugal e na Espanha, solicitamos que sigam as orientações das instituições onde estão estudando.

Na próxima semana, teremos reunião do Comitê de Crise e do Colégio de Dirigentes (Codir), por videoconferência, nas quais iremos discutir o cenário e novas medidas poderão ser anunciadas. Decidimos suspender a reunião do Conselho Superior, prevista para segunda-feira (16), para evitar a circulação de pessoas de diferentes regiões.

Estamos acompanhando, por meio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o trabalho do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC), instituído pela Portaria nº 329 de 11 de março de 2020, que pode propor outras mudanças nas rotinas de atividades acadêmicas no âmbito das instituições do Sistema Federal de Ensino.

INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod03