Projeto do Câmpus Lages reúne dados sobre a pandemia e possibilita diferentes tipos de observação

PESQUISA Data de Publicação: 17 abr 2020 11:31 Data de Atualização: 28 mai 2020 11:15

Uma aplicação on-line interativa desenvolvida por pesquisadores do Câmpus Lages do IFSC, com acesso aberto, permite observar com alto grau de precisão a expansão da pandemia de coronavírus no mundo, com detalhamentos no Brasil e em Santa Catarina. A aplicação Visualização e Análise de Dados do Covid-19 pode ser acessada neste link e abre, inicialmente, os dados do Brasil, com uma aba específica para Santa Catarina. Ao clicar no botão Versão Mundo, o usuário é direcionado para a página com os dados mundiais da pandemia.

A organização das informações, com registros de casos confirmados e de óbitos, é feita pelos professores Carlos Andrés Ferrero e André Salvaro Furtado, do Grupo de Pesquisa em Análise Inteligente de Dados do Câmpus Lages, a partir dos registros oficiais de três fontes: o Centro de Pesquisa do Coronavírus da Johns Hopkins University – instituição de pesquisa norte-americana que é referência em doenças infecto-contagiosas e centraliza dados globais sobre a pandemia –, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

As técnicas de machine learning utilizadas na aplicação permitem que esse grande volume de dados seja consultado e visualizado de acordo com o interesse do usuário, a partir de diferentes pontos de vista. Por meio do sistema, é possível, por exemplo, comparar a evolução da pandemia em vários países escolhidos pelo usuário, identificar quais países têm a evolução mais similar em relação a uma nação de referência ou visualizar animações com o crescimento do número de casos e de mortes diretamente nos mapas.

O professor Carlos Andrés Ferrero explica que a comparação na evolução do quadro em diferentes países é uma funcionalidade relevante para estimar as perspectivas da pandemia, dando embasamento científico para inferência de tendências e a orientação de políticas públicas. “A análise por similaridade permite observar quais são os países com curva de crescimento do vírus mais similar à do Brasil, ou de qualquer outro país, e assim estimar o futuro do Brasil baseado no histórico desses países mais similares”, salienta.

Além de ser uma ferramenta de pesquisa com dados públicos em constante atualização, portanto proporcionando informações factuais e possibilidades de cruzamentos de dados e diferentes leituras sobre a pandemia, o sistema web também terá o propósito de constituir repositório histórico de dados sobre a pandemia do coronavírus SARS-Cov-2, que desde o final de 2019 já infectou 2,1 milhões de pessoas em todo o mundo, provocando quase 150 mil mortes (dados da Johns Hopkins University em 17 de abril de 2020).

O projeto é uma das 55 ações selecionadas pela Chamada Pública Emergencial de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, lançada no início de abril de forma conjunta pelas pró-reitorias de Ensino (Proen), de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) e de Extensão e Relações Externas (Proex).

PESQUISA NEWS