Seminário virtual sobre araucária e erva-mate atrai participantes do Brasil, Argentina e Paraguai

EVENTOS Data de Publicação: 18 ago 2020 18:47 Data de Atualização: 19 ago 2020 13:06

Um público de 534 participantes inscritos, do Brasil, Argentina e Paraguai, acompanhou o Webnário da Araucária e Erva-mate, realizado entre 28 de julho e 11 de agosto pelos câmpus Canoinhas e São Carlos e transmitido pelo canal do evento no YouTube. Além da quantidade, a diversidade do público também consta da avaliação positiva do evento: agricultores, estudantes, empresários, pesquisadores, técnicos da área e professores participaram da programação virtual, assistindo, questionando, relatando experiências e debatendo com os palestrantes.

“O evento teve como principal objetivo levar informação de qualidade sobre o manejo e potencial de uso da araucária e erva-mate”, enfatiza professora Crizane Hackbarth, do Câmpus São Carlos. “Observa-se a grande demanda de informações sobre essas espécies, pois mais de 90 % das respostas quanto ao motivo de participarem foram em virtude do tema abordado”, explica professora Eliziane Luiza Benedetti, do Câmpus Canoinhas.

No total, foram cinco palestras on-line, com uma média de 890 visualizações cada, demonstrando que foram assistidas por um público maior ao que se inscreveu no evento. A araucária foi tema da palestra de abertura, "Agora, plantar Pinheiro faz bem para o bolso e a natureza agradece", no dia 28 de julho, com o professor titular sênior da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Flávio Zanette, e dividiu a atenção com a erva-mate na palestra de encerramento. O tema "Valor nutricional e composição química do pinhão e da erva-mate” foi abordado no dia 11 de agosto, pela pesquisadora da Embrapa Florestas, Cristiane Vieira Helm.

A erva-mate foi o tema central das outras três palestras. O engenheiro florestal Ivar Wendling, pesquisador da Embrapa Florestas, falou sobre "Melhoramento e silvicultura clonal de erva-mate", no dia 30 de julho; o engenheiro florestal Delmar Santin abordou o tema "Manejo de colheita e poda na cultura da erva-mate", no dia 4 de agosto; e o professor Antônio Carlos Vargas Motta, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre "Elementos potenciais tóxicos e nutrientes na erva mate", no último dia 6. Todas as palestras estão disponíveis no canal do evento.

“Foram semanas de intenso trabalho para todos da comissão organizadora, mas pelos relatos recebidos temos a satisfação que o evento cumpriu sua função. Mesmo em tempos difíceis, nossa instituição se preocupa em levar conhecimento para além das nossas fronteiras”, avaliam as professoras idealizadoras do evento.

A comissão organizadora também contou com a participação dos alunos do curso de Agronomia do Câmpus Canoinhas, Alcemir Kowal, Bruno Moretto, Gabriel DideK, Geane Gomes Rodrigues, Jociel Mileski Bueno, Juliana Moraes, Márcio Wardesnki Junior e Raíssa Theodorovitz, e dos estudantes do curso técnico em Agropecuária do Câmpus São Carlos, Diogo Anunciação e Luana Gnoatto, além do técnico de laboratório Douglas Sauceda.

EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS CÂMPUS SÃO CARLOS NEWS