Projeto de extensão usa videoaulas para popularizar conhecimentos de eletroeletrônica

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 31 ago 2020 17:39 Data de Atualização: 01 set 2020 13:58

Todos os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem um circuito, que é como uma pista de corrida. Assim como os carros, a corrente elétrica somente circula em um sentido. A largada seria o polo positivo da bateria e a chegada o polo negativo. Lendo assim, parece que o básico de eletroeletrônica é fácil de entender. Parece e pode ser. Pelo menos é o objetivo do projeto de extensão “A experimentação como ferramenta para popularização da Eletroeletrônica e divulgação do IFSC-Joinville e cidadania – a continuação".

Planejado para ser desenvolvido como nas edições anteriores, em forma de oficinas nas escolas para divulgação do curso técnico em Eletroeletrônica e do Câmpus Joinville, neste ano, o projeto precisou ser adaptado às mídias sociais após a suspensão das atividades presenciais. E as oficinas se transformaram em videoaulas, que têm como principais características a linguagem acessível, a explicação dos termos técnicos e a apresentação do passo a passo de todos os experimentos.

“Da incerteza com a suspensão das atividades presenciais veio a vontade de continuar com os objetivos, porém de forma remota. ‘Vamos continuar, professora’, disseram os alunos. A partir de então, mantemos contato diário, por ferramentas on-line. Criamos uma lista de conhecimentos, dos projetos já desenvolvidos, e realizamos pesquisas para criarmos os roteiros de cada vídeo”, explica a coordenadora do projeto, Joice Luiz Jeronimo.

O conteúdo é produzido pelos bolsistas Rayanne de Souza Pinto, Leonardo Deschamps, João Gabriel da Silva, Carolina Giese da Conceição, Amanda Carvalho de Souza e William Vieira, dos cursos técnicos em Eletroeletrônica, integrado e concomitante, diretamente de suas casas, com supervisão da professora Joice. Todo trabalho é postado em um canal no YouTube e divulgado no perfil do projeto no Instagram.

Até agora, já foram postados 24 vídeos, em que os estudantes se apresentam e apresentam o projeto e o IFSC, falam sobre os conceitos de energia elétrica e eficiência energética e explicam como funcionam os circuitos elétricos, os instrumentos de medidas elétricas, as lâmpadas de LED e as placas solares, entre outros conteúdos.

Os alunos também produziram vídeos tutorias para ensinar a usar a ferramenta on-line Tinkerdad (um programa on-line gratuito e simples que permite criar, desenvolver e desenhar projetos 3D e simular circuitos elétricos) e a linguagem de programação Scratch, com que é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos, sem a necessidade de conhecimento prévio de programação.

Conforme professora Joice, apesar de alguns objetivos do projeto não poderem ser atingidos em virtude do distanciamento social, a adaptação dos alunos às atividades remotas foi surpreendente. “Os estudantes tiveram a oportunidade de se desenvolver, demonstrar conhecimentos e o desafio de utilizar novas ferramentas e de estudar sobre temas mais avançados para a realidade acadêmica”, enfatiza a professora.

Inscrições para os cursos técnicos

Para quem ficou interessado em fazer um curso técnico no IFSC, a boa notícia é que o prazo de inscrição para o segundo semestre letivo dos cursos técnicos do IFSC abre nesta terça-feira, dia 1º de setembro, e vai até 14 de setembro. A inscrição deverá ser feita pela internet, no Sistema de Ingresso do IFSC, e a seleção será por sorteio.

O Câmpus Joinville vai ofertar vagas para os cursos técnicos em Eletroeletrônica e Mecânica, nas modalidades integrado (para quem deseja cursar as disciplinas do ensino médio e aprender uma profissão ao mesmo tempo) e concomitante (para quem faz o ensino médio em outra escola e quer estudar em um curso técnico do IFSC).

É importante informar que este período de inscrição é para o semestre letivo 2020.2. As aulas serão ministradas por meio de atividades não presenciais (ANP), já que as atividades acadêmicas e administrativas no IFSC estão suspensas até 31 de dezembro.

Para 2021, ainda não há definição sobre o período de inscrição. Para receber um lembrete quando as inscrições para o próximo ano estiverem abertas, deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse.

CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS