Nota Oficial: esclarecimento sobre retomada das aulas práticas presenciais

AVISOS Data de Publicação: 23 set 2021 16:02 Data de Atualização: 23 set 2021 16:33

O IFSC Câmpus Urupema vem por meio desta nota comunicar à comunidade acadêmica: os cursos que retornarão para atividades presenciais ainda neste ano; e quais os motivos para a não realização de atividades de aulas práticas presenciais para os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e de Tecnologia em Viticultura e Enologia no ano de 2021.

A partir do acionamento da Fase 2 da Política de Segurança Sanitária do IFSC (PSS)  pelo Colegiado do IFSC Câmpus Urupema, em 08 de setembro de 2021, o câmpus realizou consulta individual com os estudantes dos cursos: Técnico em Agricultura, Tecnólogo em Alimentos, Tecnólogo em Viticultura e Enologia, Especialização em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas e Especialização em Fruticultura de Clima Temperado. A consulta abordou  diversas questões, sendo uma delas a do posicionamento de cada um sobre a forma de acesso aos conteúdos de aulas práticas, com as seguintes opções:

1 - aulas práticas presenciais da Fase 2 da PSS a partir de 27/09;

2 - aulas práticas presenciais com turmas futuras;

3 - transposição de aulas práticas presenciais para formato não presencial (ANP).

A partir dessa consulta, observou-se que 70,3% dos estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Viticultura e Enologia não retornariam às aulas práticas presenciais a partir de 27 de setembro, indicando interesse em finalizar a carga horária em aberto por meio de ANPs ou então com turmas futuras a partir de 2022.

Para o planejamento das atividades de ensino, além dos resultados dessa consulta, foram considerados: o limite de 30% da capacidade do câmpus indicado pela PSS para a Fase 2; o perfil dos estudantes; a escuta por parte da gestão do câmpus às demandas estudantis; o interesse do câmpus na permanência e êxito da maior parcela possível de estudantes dos cursos superiores; e o emprego eficiente de recursos públicos.

Assim, ficou definido que:

1 - As aulas práticas presenciais para os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Viticultura e Enologia retornam somente a partir de 31 de janeiro de 2022.

2 - As aulas práticas presenciais para o Curso Técnico em Agricultura retornam a partir de 27 de setembro de 2021.

3 - As aulas práticas presenciais para o curso de Especialização em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas, turma ingressante 2020, retornam a partir de outubro de 2021.

4 - Aulas práticas presenciais para o curso de Especialização em Fruticultura de Clima Temperado retornam a partir de novembro de 2021.

Ainda, o Câmpus está realizando levantamento individual junto aos estudantes dos cursos PROEJA FIC Condutor Ambiental e FIC Auxiliar de Cozinha sobre o interesse em retornar às aulas práticas e/ou teóricas em 2021.

AVISOS CÂMPUS URUPEMA NEWS