Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ofertará palestras sobre despoluição e inovação em SLO

EVENTOS Data de Publicação: 29 set 2021 14:00 Data de Atualização: 14 out 2021 15:01

O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC realiza, nos dias 25, 26, 27 e 29 de outubro deste ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A programação será on-line, gratuita e transmitida pelo canal do Youtube IFSC Região Oeste. Os links para as inscrições estão no site oficial do evento.

A programação será aberta ao público no geral. Qualquer interessado pode se inscrever - acessando os links para inscrição de cada palestra. Serão emitidos certificados aos que participarem e responderem questionário que será enviado ao e-mail cadastrado na inscrição, após cada palestra.

O evento tratará sobre “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” - o mesmo tema para todas as instituições do país que aderirem à SNCT 2021. A noção de “transversalidade” se aplica a ações que vão além da organização do conhecimento por campos de especialidades científicas, engloba temas científicos, sociais, culturais, econômicos, ambientais, políticos e governamentais.

“Nesta esteira, a transversalidade é fundamental para a articulação acerca de temas ou desafios comuns, bem como para o progresso de agendas voltadas ao desenvolvimento sustentável ao gerar ações e políticas cooperadas, integradas e convergentes”, afirma a coordenadora da SNCT em São Lourenço do Oeste, Marina Geremia.

A coordenadora lembra que nos últimos dois anos temos vivido uma situação excepcional – uma pandemia de grandes proporções e impactos globais – mais uma vez na história da humanidade recorremos à ciência em busca de respostas e alternativas, e não poderia ser diferente. “A gravidade da situação tem exigido cooperação, articulação, interação, troca de informação, transferência de tecnologia, multilateralismo, superação de limites e, sobretudo, compromisso com a vida na Terra, o que só é possível a partir de ações transversais”, afirma.

Programação das palestras

25/10 - Segunda-feira - 19h30
Como as plantas podem despoluir solos e águas?
Lucas Anjos de Souza - Instituto Federal Goiano (IFGoiano)

26/10 - Terça-feira - 19h30
Estado, tecnologia e inovação: configurações da estrutura produtiva na região Oeste catarinense
Eduardo Von Dentz - Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) - Doutorando em Geografia - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

27/10 - Quarta-feira - 19h30
Ciências Atmosféricas do Planeta Terra
Renato Ramos da Silva – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mostra Científica

A Mostra Científica será divulgada pelo Youtube nos dias da SNCT, com o objetivo de estimular o compartilhamento de informações entre as diferentes áreas do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação.

Conheça a história

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi estabelecida pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

Esta semana tem por objetivo mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e  no desenvolvimento do país, oportunizando à população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, especialmente aquelas realizadas no Brasil, e suas respectivas aplicações.

Mais informações

Caso tenha dúvidas, envie e-mail para: pesquisa.slo@ifsc.edu.br, extensao.slo@ifsc.edu.br.

Saiba mais no site oficial do evento.

EVENTOS SNCT CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS