IFSC integra projeto sobre “Vocabulário da pandemia” com nove instituições de ensino superior

PESQUISA Data de Publicação: 08 out 2021 15:11 Data de Atualização: 08 out 2021 16:30

Aglomeração, aula on-line, isolamento social, máscara, medo, pandemia, reencontro. Essas são algumas das palavras exploradas no projeto "Vocabulário da Pandemia", apresentado em uma live no mês de agosto. Nove instituições de ensino superior envolveram-se no projeto, entre elas o IFSC, representado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura Daiane Delevati, do Câmpus Xanxerê.

O vocabulário apresenta palavras no formato de verbetes com sugestões de definições que têm circulado em veículos de imprensa nacional no espaço digital desde 2020. O trabalho iniciou em março de 2021, como parte integrante de um projeto de pesquisa maior subsidiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nesta primeira fase de produção, são desenvolvidas sugestões de definição para 40 primeiros verbetes. O vocabulário é temático, digital, em linguagem coloquial e está disponível no site da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em colaboração com o Observatório de Informações em Saúde.

A professora Daiane Delevati, do IFSC, integra a equipe do projeto e destaca a relevância deste trabalho: “Estou muito feliz que minha participação nesse projeto coincida com o momento de conclusão do meu curso de doutorado. Se tivesse que exemplificar o verbete “Prática Docente”, o projeto do Vocabulário, como foi pensado por Verli Petri (idealizadora do projeto), e está sendo construído por esse grupo tão diverso de pesquisadores, de diferentes instituições, poderia ser uma boa amostra daquilo que Paulo Freire definiu como pesquisa, reflexão crítica, comprometimento, escuta e diálogo. Como professora do IFSC, aprendo com o projeto um pouco mais sobre docência, sobre diálogo, sobre como fazer pesquisa, ainda que em tempos tão adversos como o de uma pandemia mundial”, afirma.

A coordenação da proposta é da UFSM por meio do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) em parceria com o IFSC de Xanxerê, UFFS, Unochapecó, Unicentro, UFPR, Puc Minas, URI Santiago, Unipampa e IFFAR. O trabalho colaborativo é sustentado teoricamente pelos pressupostos da Análise de Discurso Pecheuxtiana em suas relações com a História das Ideias Linguísticas e visa garantir a divulgação da produção científica e o livre acesso à informação segura e de qualidade. Dentre os verbetes que serão disponibilizadas nesse primeiro momento, destacam-se “coronavírus”, “distanciamento social”, “colapso”, “imunização”, “ensino remoto”, “luto”, “medo”, “sobrevivente”e “vacina”, entre outros.

Acesse o Vocabulário da Pandemia aqui.

Projeto IFSC Verifica

O IFSC Verifica, publicado mensalmente pela equipe de Jornalismo do IFSC, também produziu um especial voltado à linguagem. Com o título "Como a pandemia está alterando a nossa linguagem?", o post explora o fato de que mais do que mudar as nossas formas de comunicação em termos técnicos, a pandemia também está provocando alterações na nossa linguagem – não apenas no vocabulário propriamente dito, mas na linguagem corporal, visual e nas diversas outras linguagens com as quais as pessoas podem interagir no dia a dia.

Na publicação, também há um verbete da pandemia, com palavras como "Achatamento da curva", "IgA, IgG, IgM", "PCR", "oxímetro", entre outros. Leia o post completo aqui.

CÂMPUS XANXERÊ PESQUISA NEWS