Professor de Jaraguá participa de livro sobre educação em Engenharia

ENSINO Data de Publicação: 22 out 2021 15:46 Data de Atualização: 22 out 2021 16:20

O professor Pablo Dutra da Silva, do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, é um dos autores do livro "Educação em Engenharia: panorama, DCN, EaD, extensão, evasão e práticas pedagógicas", publicado neste mês pela editora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A obra possui 11 capítulos que abordam desdobramentos e a evolução do ensino superior nas Engenharias, atendendo às demandas do século XXI. O oitavo capítulo é escrito pelo docente de Jaraguá do Sul e traz à tona o papel dos projetos integradores no contexto da evasão e das diretrizes curriculares dos cursos.

Com o título “Projeto integrador na primeira fase de um curso de Engenharia Elétrica: uma vivência da prática da profissão com autonomia e criatividade”, o professor Pablo relata sua experiência no IFSC do Rau, em que seus estudantes se envolvem ativamente no planejamento e na execução de projetos. A proposta utiliza princípios ligados à Aprendizagem Baseada em Projetos e à Gestão de Projetos, introduzindo os alunos no contexto da atuação profissional do engenheiro e inserindo, já no início do curso, noções de empreendedorismo e de resolução de problemas reais.

Segundo o professor, a expectativa é de que a divulgação da experiência vivida no curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau inspire outros professores a tratarem temas específicos dentro de suas unidades curriculares. “A intenção é que esses docentes conheçam uma nova maneira de lidar com a Educação, com metodologias ativas tendo o professor como mediador e tendo a pesquisa como princípio educativo”, resume Pablo.

O livro publicado pela editora do IFPB tem apenas versão digital e pode ser encontrado aqui.

A obra é segunda da editora do IFPB com a temática voltada à Educação em Engenharia. Conta com a participação de autores de diversas instituições de ensino e tem o apoio da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge).

ENSINO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU