Museu de Solos do Câmpus Canoinhas realiza primeiras exposições públicas

EXTENSÃO Data de Publicação: 06 dez 2021 15:24 Data de Atualização: 17 dez 2021 12:34

Em comemoração ao Dia Mundial do Solo, 5 de dezembro, o Câmpus Canoinhas organizou as primeiras exposições abertas do projeto de extensão do seu Museu de Solos. A primeira experiência foi realizada nesta segunda-feira (6) no saguão do próprio câmpus, para estudantes, servidores e visitantes externos que passaram pelo local. A próxima apresentação será quarta-feira (8) no Encontro Anual Planorte Água e Solo, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Mafra.

A exposição contempla doze monólitos de diferentes solos encontrados na região, junto com material de apoio informativo. “Nosso objetivo é contribuir na divulgação das funções exercidas pelos solos, bem como apresentar os principais tipos que ocorrem na região, identificação, potencialidades e limitações”, explica o coordenador do projeto e professor do curso de Agronomia do Câmpus Canoinhas, Jefferson Schick.

O projeto conta com alunos bolsistas e voluntários do curso de Agronomia, que participaram diretamente das etapas de pesquisa, identificação e seleção das áreas a serem amostradas, retirada e confecção das amostras (monólitos de solos), confecção dos materiais técnicos informativos, organização do local de exposição e apresentação do projeto.

Embora ingressassem no projeto sabendo da diversidade existente, os bolsistas Douglas Prust, Mauro José Sfair e Vitor Ferreira Pascoal ficaram impressionados com as diferenças entre os tipos de solos numa mesma região e a aptidão que cada um tem no campo. Uma constatação que eles acreditam que os visitantes do Museu de Solos também vão poder perceber. “Na exposição, temos vários tipos de solo para a comunidade visitar, o que no campo seria mais difícil, pois são quilômetros de distância entre os diversos tipos”, exemplifica Douglas, da quarta fase de Agronomia.

Além das exposições itinerantes e disponibilização da coleção para eventos externos, o projeto do Museu de Solos terá uma exposição permanente sediada no Laboratório de Solos do Bloco Agrícola do Câmpus Canoinhas. No local, estudantes, técnicos, produtores rurais e interessados poderão participar de visitas guiadas, aulas e oficinas. O projeto é financiado pelo Edital Proex 02/2021.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS