IFSC desenvolve site comemorativo para aniversário de 200 anos do pesquisador Fritz Müller

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 15 dez 2021 15:01 Data de Atualização: 15 dez 2021 15:59

Museu de Ecologia Fritz Müller. Este é o site desenvolvido por um projeto de extensão do Câmpus Canoinhas para hospedar informações sobre as contribuições científicas do biólogo Johann Friedrich Theodor Müller, em comemoração ao aniversário de duzentos anos de seu nascimento, que será celebrado em 31 de março de 2022. Alemão naturalizado brasileiro em Santa Catarina, onde viveu entre Florianópolis e Blumenau a partir de sua chegada em 1852, Fritz Müller contribuiu com as pesquisas sobre ecologia e evolução no livro “A origem das espécies”, de Charles Darwin.

Clique aqui para acessar o site

O espaço virtual é uma alternativa para aproximar o público das descobertas do pesquisador evolucionista. Por isso, o site abriga informações sobre suas pesquisas, vídeo explicativo sobre o mimetismo Mülleriano - que é a mais significativa contribuição de Fritz com as descobertas de Charles Darwin, representações da arquitetura proposta para um museu e uma coleção de borboletas aquareladas pelos estudantes bolsistas Gustavo Bail e Luana Porfirio, representando a espécie modelo do mimetismo.

Há ainda uma galeria de ilustrações com os trabalhos recebidos pelo Concurso de Ilustração 200 anos de nascimento de Fritz Müller, promovido pelo Câmpus Gaspar do IFSC, Associação Catarinense de Preservação Ambiental (Acaprena) e Secretaria de Cultura de Blumenau. O evento foi coordenado pela professora de Artes do Câmpus Gaspar, Fernanda Trentini, e recebeu inscrições de estudantes de todo estado.

Construção contínua

A proposta é que o site Museu de Ecologia Fritz Müller esteja em constante atualização e represente uma contribuição do IFSC às comemorações do segundo centenário de Fritz Müller. “O IFSC não poderia deixar de comemorar junto com todas as instituições científicas a vida desse homem que nos deixou um legado sobre a ciência e a pesquisa em tempos de condições tão restritas, como o final do século XIX no Sul do Brasil”, justifica a coordenadora do projeto, Micheline Raquel de Barros, que é professora de Artes no Câmpus Canoinhas.

O projeto de extensão “Representação visual da evolução das espécies analisadas por Fritz Muller” (Proex 34/2019) contou com contribuições das áreas de artes visuais, biologia, informática e arquitetura. Planejado inicialmente para ser uma exposição física, o projeto precisou ser adaptado para o formato virtual, após a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia de Covid-19. No próximo ano, o projeto será aplicado em sua segunda etapa.

Além de professora Micheline e dos bolsistas Gustavo e Luana, a equipe executora conta ainda com a participação dos professores Eduardo Henrique Goulin, Alexandre de Abreu e Cinthia Adimari.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS