IFSC é uma das instituições participantes da maior pesquisa sobre o setor turístico de Santa Catarina

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 04 fev 2022 18:49 Data de Atualização: 07 fev 2022 11:11

O IFSC é uma das instituições de ensino que está envolvida na maior pesquisa sobre o setor turístico de Santa Catarina. Trata-se de um estudo de demanda turística financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur). A pesquisa está sendo coordenada pela Univali e pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) e conta com o apoio de uma série de instituições de ensino do estado, dentre elas o IFSC.

Estão sendo investidos cerca de R$ 750 mil na pesquisa e a proposta é levantar uma série de informações sobre o perfil e o fluxo dos turistas que visitam o estado, analisar os serviços prestados e a infraestrutura ofertada nas 13 regiões do estado. Para participar da pesquisa, basta acessar QRCodes que foram espalhados nos principais pontos turísticos do estado. É possível também acessar o questionário através deste link.

O professor do câmpus Itajaí Cássio Aurélio Suski é um dos pesquisadores envolvidos no estudo. Ele auxiliará na tabulação dos resultados levantados pela pesquisa e na divulgação dos questionários. “O estudo busca entender também os hábitos de viagens dos catarinenses e nós iremos auxiliar na divulgação dos questionários específicos para quem mora em Santa Catarina.”

A professora Telma Pires Pacheco Amorim, do câmpus Garopaba, também dará suporte operacional à pesquisa. “Em uma das etapas do estudo, nós auxiliaremos a identificar os gestores públicos  do turismo na região onde atuamos, que no meu caso, é em Garopaba.”

O levantamento dos dados começou a ser realizado a partir de dezembro de 2021 e a execução da pesquisa será realizada até agosto de 2022.

Também apoiam o projeto a Universidade da Região de Joinville (Univille), a Universidade do Contestado (UnC), a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

CÂMPUS ITAJAÍ PESQUISA CÂMPUS GAROPABA