Pular para o conteúdo

Notícias

Semana Pedagógica do Câmpus SLO trata de ações de permanência e êxito no IFSC

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 31 mar 2022 15:56 Data de Atualização: 31 mar 2022 16:08

Os servidores do Câmpus São Lourenço participaram da Semana Pedagógica, de 21 a 25 de março. O evento contou com reuniões gerais e apresentações dos principais setores do câmpus, e também com diversas palestras, como “Acolhimento e direito dos estrangeiros", “Projetos Integradores e soluções para Pequenas Empresas" e “Ações de permanência e êxito no IFSC".

No dia 21, a direção do câmpus realizou a abertura da semana pedagógica com uma reunião geral com os servidores, apresentando os trabalhos da direção e do departamento de ensino, visando dar transparência aos assuntos da Instituição. No dia seguinte, foi a vez de os coordenadores de curso promoverem reuniões de área com os docentes.

No dia 23, o tema foi “Acolhimento e direito dos estrangeiros". Os palestrantes foram os professores Ana Paula Kucsmynda da Silveira e Luiz Herculano de S. Guilherme. Os dois compartilharam seus conhecimentos e experiências diante do expressivo número de imigrantes haitianos e venezuelanos que chegaram ao Brasil nos últimos anos, e também tem ocupado espaços de trabalho e de salas de aula em São Lourenço do Oeste. Os palestrantes abordaram a importância do acolhimento e inclusão destas pessoas, destacando a importância do apoio dos órgãos públicos no sentido de promover o acolhimento desses imigrantes.

No dia 24, o tema foi “Projetos Integradores e soluções para Pequenas Empresas", com a palestrante Marieli Aline Musskopf, analista de negócios do Sebrae de Chapecó. Marieli compartilhou algumas ações de inovação que o Sebrae vem desenvolvendo com as micro e pequenas empresas, colocando a importância da integração das instituições de ensino com o meio empresarial para implementação de projetos de inovação. Durante o evento, a palestrante proporcionou momentos de troca de experiências onde os servidores puderam compartilhar um pouco dos trabalhos que o Câmpus SLO vem desenvolvendo neste sentido.

Para finalizar, no dia 25, o câmpus recebeu a visita do pró-reitor de Ensino do IFSC, Adriano Larentes da Silva, e teve ainda a participação remotamente do professor Carlos Daniel Ofugi Rodrigues. Os dois falaram com os servidores da Instituição sobre “Ações de permanência e êxito no IFSC".

"Este é um tema estratégico para a Instituição, e este ano o IFSC está com um conjunto de ações voltadas a este tema", destacou Larentes da Silva, ao destacar a criação da Coordenadoria de Suporte ao Plano de Permanência e Êxito, da qual o professor Carlos Daniel Ofugi é coordenador, e juntamente com as comissões locais dos câmpus vem trabalhando na operacionalização do plano no sentido de promover a permanência e êxito dos estudantes em sua oferta educativa, por meio de um conjunto de medidas que visam o enfrentamento da evasão e retenção.

 

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod02

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.