Pular para o conteúdo

Notícias

Curso de Gestão de Turismo recebe nota máxima em avaliação do MEC

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 03 mai 2022 17:24 Data de Atualização: 03 mai 2022 17:32

O curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente recebeu na segunda-feira, 2 de maio, a nota máxima (5) no conceito de curso emitido pelo Ministério da Educação (MEC). 

O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Este conceito final é feito a partir de uma avaliação por técnicos do ministério considerando três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Cada uma tem subitens que recebem notas até 5 e formam o conceito final de cada dimensão. Os conceitos das três dimensões são usados para calcular o conceito final do curso.

O curso de Gestão de Turismo recebeu conceito 4,60 em organização didático-pedagógica, 4,86 em corpo docente e tutorial e 4,11 em infraestrutura. A nota final do curso ficou em 4,56, o que o coloca na maior faixa possível de conceito (5).

A avaliação foi feita entre 25 e 27 de abril, de maneira online, ainda por precauções por causa da pandemia - em anos anteriores, as avaliações de outros cursos pelo MEC foram sempre presenciais. A coordenadora do curso, Fabiana Calçada de Lamare Leite, fez a visita virtual dos avaliadores pelas instalações do curso por meio de um telefone celular e compartilhou com eles documentos via internet.

“Estamos muito felizes com esse resultado. Foi uma avaliação bem criteriosa, e a pandemia trouxe desafios para nós, como na produção acadêmica [artigos publicados pelos professores do curso em periódicos] e na quantidade de egressos”, comenta a coordenadora. O curso de Gestão de Turismo formou, até o momento, 13 profissionais em duas turmas.

Fabiana destaca que a avaliação dos cursos feita pelo MEC hoje é mais qualitativa que quantitativa e que os apontamentos feitos pelo avaliadores vai ajudar o curso a evoluir. “Embora tenhamos recebido conceito máximo global, alguns itens receberam notas 3 ou 4. É importante avaliarmos o que motivou essas notas para podermos melhorar”, diz.

O curso

O curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo forma profissionais com competência e habilidades para administração de destinos, atrativos e organizações turísticas. São profissionais com visão crítica e empreendedora, preparados para a concepção, gestão e supervisão operacional de projetos turísticos, prestação de serviços de assessoria técnica e consultoria. Os formandos também estarão capacitados para atuar com pesquisa no ramo do turismo.

Entre as possibilidades de trabalho do profissional formado em Gestão de Turismo, estão: agências de turismo; centros gastronômicos; companhias aéreas; cruzeiros marítimos; empresas de eventos; empresas de hospedagem, recreação e lazer; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; órgãos públicos com atuação na área; e instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

O curso tem duração de seis semestres, com aulas à noite e turmas de 40 alunos. Saiba mais sobre ele no Guia de Cursos do IFSC.

 
CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod03

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.