Mapa do Site

Oportunidades externas

Oportunidades externas

Confira aqui oportunidades de participação em projetos, concursos, intercâmbios e prêmios

17º Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - Edição 2024 recebe inscrições até 28 de junho. O Prêmio, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é uma inciativa da Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países-membros. A premiação é dividida em 5 (cinco) categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração. Saiba mais no edital.

Ação de Cooperação Acadêmica - Políticas sobre Drogas

O Procad - Ação de Apoio à Cooperação Acadêmica - Políticas sobre Drogas é uma iniciativa de colaboração entre a Capes e a Senad do MJSP, visando fortalecer a cooperação acadêmica. Financia 10 projetos para promover a colaboração entre Instituições de Ensino Superior, entidades do Sisnad, centros de pesquisa e instituições de Saúde Pública. O principal objetivo é formar recursos humanos e promover a expansão da produção científica de excelência nos eixos estratégicos, incluindo a prevenção do uso problemático de drogas, o estudo de novas substâncias psicoativas (NSPs), a gestão do conhecimento sobre drogas, políticas de drogas e segurança pública, além dos impactos das políticas de drogas em grupos vulneráveis como negros, indígenas, mulheres e outros. Inscrições até 5 de julho. Saiba mais no site do programa.

Santander X Award University 2024

O Santander X Award University 2024, premia os projetos universitários disruptivos e inovadores. São R$ 30 mil em prêmios e 10 projetos selecionados para as mentorias personalizadas da ACE Cortex. Como um presente para todos os inscritos que realizarem inscrição até o dia 10/07, vão receber acesso a aceleração online do Santander X ministrada pela ACE Cortex. A aceleração online do Santander X abordará temas como: Ideação, Validação, Negócio, Produto, Marketing, Juridico, Contábil e Fundraising. Todos que relizarem a aceleração receberão certificado de 20 horas. Saiba mais no site do prêmio.

Mérito Rondon

Interessados em concorrer ao Prêmio Mérito Rondon têm até 4 de agosto de 2024 para enviar seus estudos para o e-mail ceadi@anatel.gov.brO prêmio busca fomentar o conhecimento, a pesquisa e o debate acadêmico sobre a regulação de telecomunicações e as novas tecnologias digitais, com duas categorias: “Artigos Acadêmicos”, que tem como objetivo incentivar a produção científica, e“Soluções”, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento de resoluções para desafio regulatório ou tecnológicos identificado pela Anatel, reconhecendo os trabalhos de maior inovação, potencial de impacto e qualidade técnica. Saiba mais na página da Anatel.

Torneio de Física para Meninas 2024

Estão abertas até 16 de agosto as inscrições para o Torneio de Física para Meninas (TFM) 2024, uma competição destinada às estudantes matriculadas no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de escolas públicas ou privadas de todo o território brasileiro. O TFM será realizado em duas fases, sendo a primeira fase on-line e a segunda fase presencial. A olimpíada é totalmente gratuita. 

Com objetivo de incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, focando em física, a iniciativa quer proporcionar um ambiente igualitário de competição e reconhecimento para as jovens com interesse pela área. As estudantes podem se inscrever na na página do OLIMPO/IFCE.

3º Congresso Internacional de Engenharia Ambiental

Abertas a inscrições para submissão de trabalhos e participação no 3º Congresso Internacional de Engenharia Ambiental. Podem participar  artigos  e trabalhos em mais de 18 áreas temáticas ambientais. Autores de trabalhos podem se inscrever até 8 de julho. A inscrição para participação vai até 7 de outubro. Confira no site do evento.

Cadastro para oportunidades de estudo na Espanha

A Embaixada da Espanha está criando uma lista de e-mails para envio de informações sobre oportunidades de estudo. O cadastro é aberto a docentes, estudantes e servidores e deve ser realizado por meio do formulário disponível neste link

Plataforma Aprenda Mais

As ofertas são destinadas a toda a população e tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica (EPT). A plataforma possui, ao todo, 255 capacitações de curta duração no formato de cursos abertos, on-line e massivos (Mooc) em diversas áreas de conhecimento, desenvolvidas por instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Acesse e confira.

Future Learn

A Future Learn oferece cursos gratuitos e 100% on-line de curta duração com foco nos seguintes temas:

Business & Innovation
Education, Arts & Social Sciences
Science, Technology, Engineering & Math (STEM)
Environment & Sustainability

Education USA

O EducationUSA, em parceria com o Escritório Regional da Língua Inglesa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, disponibiliza o Essay Writing Resource Center – plataforma virtual com cursos gratuitos voltados ao ensino de redação em inglês. Basta entrar na plataforma e realizar a inscrição para acessar os conteúdos.

Voltar ao Topo

Voltar ao Topo