10 dicas para se preparar para o Enem

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 23 out 2019 11:16 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:39

Você sabia que para ingressar nos cursos de graduação do IFSC precisa ter feito o Enem? Sim! Desde 2018, para fazer um curso superior de tecnologia, bacharelado ou licenciatura no IFSC, o ingresso é exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem.

Usualmente a prova em dividida em dois dias:

Primeiro dia:
Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Segundo dia:
Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a vir estudar no IFSC no próximo ano! E se você não vai fazer o Enem, aproveite as dicas para outras provas que pretende fazer.

Dica 1: Conheça o edital

O edital é o documento onde estão descritas todas “as regras do jogo” e por isso é tão importante conhecê-lo. A gente sabe que é chato ficar lendo edital e que são várias páginas etc., porém tudo que você precisa saber sobre a prova está lá.

Quem pode fazer? Como se inscrever? Qual o dia da prova? E o horário? E o que cai na prova? E que documentos precisa levar? Está tudo lá, é só ler com atenção.

-> Leia aqui nosso outro post que explica o que é um edital.

Dica 2: Consulte as Matrizes de Referência da prova

As Matrizes de Referência têm esse nome complexo, mas nada mais são do que os aspectos a serem avaliados em cada prova. Pra você saber como se preparar, é importante saber o que vai ser avaliado, certo?

O documento está disponível neste link.

Dica 3: Elabore um cronograma de estudos

Escolher horários para estudar cada uma das disciplinas, incluindo descansos, torna os momentos mais leves e com mais aproveitamento de informações. Uma dica é organizar o planejamento em planilhas ou esquemas, deixando mais fácil a visualização.

Dica 4: Faça as provas antigas

As provas mudam todos os anos, é claro, mas é importante você conhecer o modelo de avaliação feito pelo Enem. Para isso, você pode consultar as provas antigas e aproveitar para testar o seu conhecimento.

As provas estão todas disponíveis no site do Enem. E se você é surdo, e fala a Língua Brasileira de Sinais (Libras), as provas em Libras também estão disponíveis neste link

Dica 5: Reserve mais tempo para as disciplinas que você tem mais dificuldade

Elencar prioridades é muito importante no seu estudo. Comece pelo conteúdo mais fácil e deixe mais tempo para as mais difíceis. Esse tempo pode fazer a diferença no seu aprendizado. E como saber o que você tem mais dificuldade? Dando uma olhada nas provas anteriores (olha a Dica 4 ali..).

Dica 6: Faça resumos e esquemas das matérias

Agora que você já sabe os conteúdos avaliados na prova, testou seus conhecimentos em provas antigas, elencou prioridades e sabe quais suas maiores dificuldades, que tal organizar resumos e esquemas dos conteúdos? Criar um caderno para revisão de conteúdo que você pode acessar de maneira rápida pode ajudar muito no seu aprendizado.

Dica 7: Prepare-se para a redação

A redação é muito importante e muitas vezes achamos que ela não precisa ser estudada, porque escrever qualquer um escreve... Mas não é bem assim. Saber como deve ser a estrutura de um texto e praticar a escrita várias vezes pode fazer uma grande diferença na nota final.

O Enem tem uma cartilha com dicas para se preparar para a redação que você pode conferir aqui. E tem também a versão em Libras neste vídeo aqui

Dica 8: Aproveite o potencial da internet

Aproveite os recursos da Internet, tem muito conteúdo gratuito que pode te ajudar na preparação. Já ouviu falar na “Hora do Enem”?  É um programa feito pela TV Escola exclusivamente para ajudar na preparação para a prova.

Você pode acompanhar pelo site ou pelo Canal no Youtube da TV Escola.

Dica 9: Acompanhe o que acontece no mundo

Saber o que acontece no mundo, acompanhar as notícias e as principais discussões é essencial para fazer uma boa prova e especialmente uma boa redação. Assista os jornais, leia revistas, acompanhe sites de notícias, escute podcasts... Só consegue argumentar bem quem sabe do que está falando.

Dica 10: Não exagere nos estudos e nem se cobre muito

O ideal é que você não tenha períodos longos para estudar. Dar uma pausa, relaxar a cabeça, beber água e fazer um lanche ajudam muito na concentração. O descanso também faz parte da preparação.

E depois de tudo isso, lembre-se só das regras para o dia da prova:

- Levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
- Levar documento oficial de identificação, original e com foto;
- Levar o cartão de confirmação de inscrição (não é obrigatório, mas é legal levar);
- Chegar no horário!!!! Confira abaixo os horários das provas:
    12h – Abertura dos portões
    13h – Fechamento dos portões
    13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
    13h30 – Início das provas

Boa prova a todos e nos vemos no IFSC!

Se você gostou, compartilhe este post.

Rceba nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC