Publicador de Conteúdos e Mídias

Orquestras no IFSC? Temos!

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 04 mar 2020 12:02 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:18

Você sabia que em 5 de março é comemorado o Dia Nacional da Música Clássica? A data, oficializada por decreto presidencial em 2009, marca o dia de nascimento de um dos maiores compositores da história, o brasileiro Heitor Villa Lobos, nascido no Rio de Janeiro em 1887. Se quiser saber um pouco mais sobre isso, ouça este episódio do programa A música do Dia da Rádio Câmara.

Resolvemos aproveitar a data para divulgar outro fato que talvez você também ainda não saiba: o IFSC tem orquestra! Aliás, uma não, duas orquestras!

Jurados The Voice

Isso mesmo, temos orquestras no Câmpus Florianópolis e no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro.

Orquestra do Câmpus Florianópolis

A orquestra mais antiga é a do Câmpus Florianópolis que, neste ano, completa 19 anos de atividades. Criada como extensão das aulas de música do IFSC, atualmente a orquestra é um espaço privilegiado e reconhecido de pesquisa e experimentação musical.

Sua formação alia todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica - cordas, madeiras e metais - com intervenções eventuais de bateria, guitarra, violão, flautas andinas, entre outros. Apesar de ter o objetivo didático, vários alunos que passaram pelas oficinas e pela orquestra hoje são músicos profissionais. #orgulhoIFSC

Beyonce se achando


Não tem como falar da orquestra de Floripa sem mencionar o professor de música, Irineu Lopes Melo. Aliás, será que alguém no Câmpus Florianópolis – e até fora dele - não conhece o maestro Irineu? :)

Maestro Irineu do IFSC


O fato do professor Irineu, flautista e saxofonista, ter entrado no IFSC foi fundamental para termos a nossa orquestra. Ele aprendeu a tocar outros instrumentos para ensinar aos alunos e criou um grupo de música com os instrumentos do acervo da antiga banda marcial. Tudo começou com a Big Band, um grupo de jazz do Câmpus Florianópolis, formado por estudantes do próprio câmpus e da comunidade.

Alguém aí se lembra disso?

Disco de vinil tocando

O interesse por estudar e ensinar música foi crescendo e o câmpus começou a oferecer aulas gratuitas como atividade de extensão e chegamos onde estamos hoje.

O repertório da orquestra é bem variado, mostrando a diversidade da música dos ritmos, danças e canções americanas. Isso ficou claro no concerto em comemoração aos 15 anos da orquestra que rendeu até a gravação de um DVD:

 

Quem já participou da orquestra, sabe como o grupo é unido e virou uma grande família. Contando com a participação expressiva de alunos, ex-alunos, servidores do IFSC e pessoas da comunidade, a orquestra possibilita o aprendizado da música de forma prazerosa e isso é lindo de se ver. <3

Montagem de fotos 


Música também em Jaraguá do Sul

Vamos agora dar um pulo lá para o norte do estado quando, em 2011, foram iniciadas as atividades de música no Campus Jaraguá do Sul – Centro com um coral. Mas aí a galera viu, desde o início, a necessidade e claro, a vontade de agregar um grupo instrumental para embelezar ainda mais as apresentações.

E se em Floripa temos o professor Irineu, em Jaraguá, temos a regente Denise Mohr, que hoje é a maestrina da orquestra.

Maestrina Denise regendo a orquestra

Começou então com dois, três violinos… vieram os clarinetes, flautas…. E assim foi crescendo até que a regente teve que optar pelo coral ou pela orquestra. Levando em conta a demanda do município e da região que carecia de uma orquestra - nos moldes sinfônicos -, a maestrina montou então a Orquestra IFSC – Campus Jaraguá do Sul, que surgiu oficialmente em 2013. Desde o começo das atividades, uma característica do grupo é reunir pessoas de diferentes gerações.

Atualmente, o grupo conta com 45 membros e com formação clássica - com instrumentos de cordas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo), sopros madeira ( flauta, oboé, clarinete, fagote), sopro metais (trompa, trompete, trombone e tuba),  percussão (tímpano, vibrafone, bateira etc.) e piano.

No ano passado, a orquestra foi a grande atração das comemorações dos 25 anos do Câmpus Jaraguá do Sul:

 

Linha do tempo

Para quem tiver interesse, a servidora do IFSC, Cristina Kuba, assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas, produziu uma linha do tempo das orquestras no IFSC como parte do seu trabalho de mestrado e ficou muito bacana. Clique aqui para ver o material.

Quem pode participar

Para quem quiser participar das orquestras, temos um curso de qualificação de Prática de Orquestra, oferecido tanto no Câmpus Florianópolis, quanto no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. O curso tem como objetivo oportunizar a educação musical e a capacitação técnica instrumental e interpretativa para a formação em nível intermediário, visando a futura participação em orquestras, conjuntos de câmara, bandas e outras formações musicais.

Homem finge tocar um instrumento

É preciso ter conhecimento e prática no instrumento escolhido, já saber fazer leitura de partitura, ter tempo disponível para os ensaios e estudo dos materiais da Orquestra, bem como ter interesse na prática de orquestra.

A seleção para o curso é feita por meio de entrevista e audição musical e a duração do curso é de um ano. As inscrições para a turma deste ano já foram encerradas. Para 2021, as inscrições devem ser abertas só no final do ano. Se quiser, deixe seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse para ser avisado(a).

No Câmpus Florianópolis, os ensaios do curso básico de instrumentos ocorrem nas quintas-feiras, das 12h às 13h30. Já para quem faz o curso de Prática de Orquestra, os ensaios são nas segundas, das 18h30 às 19h30, e nas sextas, das 18h30 às 20h45.

No Câmpus Jaraguá do Sul, os ensaios do curso de Prática de Orquestra ocorrem nas quartas-feiras, das 18h50 às 21h50.

Caso você já toque algum instrumento e queira participar das nossas orquestras, entre em contato com os maestros. Em Floripa, conversem com o professor Irineu, no telefone (48) 3211-6157. Em Jaraguá do Sul, falem com a regente Denise pelo telefone 47 3276 8700 ou mande um e-mail para orquestra.jar@ifsc.edu.br.
 

Aí você está pensando: mas eu não sei tocar um instrumento?
 

Menino jogando um instrumento no chão

Não se preocupe! A gente ensina. E melhor: de graça. É isso mesmo. Já faz alguns anos que temos, no Câmpus Florianópolis, o curso básico de Instrumentos de Orquestra, um curso de qualificação em que pessoas a partir de 10 anos podem aprender a tocar um instrumento e fazer parte da orquestra.

Menina aprendendo a tocar um violino

No último processo seletivo, cujas inscrições terminaram no mês passado, foram oferecidas 40 vagas, separadas por instrumentos  - violino, viola de orquestra, contrabaixo, violoncelo, flauta transversa, oboé, fagote, clarinete, trompete, trombone, tromba e tuba. A seleção foi feita em duas etapas: sorteio público e teste de musicalidade. Não é necessário saber tocar o instrumento, mas é feita um teste na hora da matrícula só para ver se a pessoa tem musicalidade suficiente para frequentar o curso.

O curso tem duração de dois anos e inclui teoria e prática instrumental, prática de coral e prática artística.

Outra coisa muito legal: você não precisa ter o instrumento, que é disponibilizado pelo IFSC durante o curso.

Menina sorrindo

Mas música tem a ver com Educação Profissional e Tecnológica?

Tem gente que, quando pensa em educação profissional e tecnológica, só imagina cursos técnicos, máquinas e robôs. Mas a EPT é muito mais ampla e busca uma formação integral dos alunos. Por isso, a música faz parte das oportunidades oferecidas pelo IFSC e pode ser considerada uma tecnologia social que faz bem para a alma, aprimora nosso senso de raciocínio lógico, melhora as relações interpessoais e cria universos transformadores.

Nossas orquestras são projetos de extensão sempre contempladas, inclusive, por editais de fomento à Arte e à Cultura. São esses recursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas que mantêm as iniciativas.

Aliás, existe um decreto presidencial que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, o PNAES, que diz que cultura é uma das áreas para a qual as instituições devem realizar ações de Assistência Estudantil com recursos destinados para isso.

Viu? Pra gente, música é coisa séria!

E pra mostrar como a música clássica pode estar, literalmente, no meio de nós, vamos finalizar este post musical compartilhando uma ação muito legal que foi o flash mob que a Orquestra do Câmpus Florianópolis fez em 2015, no centro de Floripa:

 

Se você participa ou já participou das nossas orquestras, comente abaixo sobre sua experiência. ;)

E se você gostou deste post, compartilhe!
 

Assine o blog

 
Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS