Aonde o IFSC quer chegar?

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 03 mar 2021 09:14 Data de Atualização: 03 mar 2021 09:51

Quem já nos acompanha por aqui, sabe que temos feito posts explicando melhor o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI. Já falamos sobre:

-> O que é um PDI e como ele é feito?
-> Como funciona a estrutura organizacional do IFSC?
-> O que é um projeto pedagógico institucional?
-> Como funciona a EaD no IFSC?

Hoje vamos falar sobre um dos capítulos que a gente mais acompanha. Lógico que não fazemos o PDI para deixá-lo guardado na gaveta, mas tem algumas partes do documento que fazem parte do que fazemos diariamente e não podemos perder de vista.

É o caso do capítulo 6, que trata do Planejamento Estratégico Institucional, o PEI, que pode ser acessado na íntegra neste link.

Simplificando, é aí que tem todo nosso planejamento para os cinco anos do PDI - que, no caso, é de 2020 a 2024. 

Apresentamos as diferentes dimensões do planejamento no IFSC, a análise ambiental usada como diagnóstico para a dimensão estratégica do planejamento e definimos os 18 objetivos estratégicos que, com seus respectivos indicadores, metas e iniciativas, lançam as bases para a programação nas demais dimensões do planejamento institucional.

Todos os capítulos do PDI têm sua importância, mas este que trata do Planejamento Estratégico tem grande relevância, pois mostra como o IFSC vai se posicionar nos próximos anos para promover seu desenvolvimento institucional.

Ilustração com citação do livro Alice no País das Maravilhas 

O que encontrar neste capítulo?

Nós nos orgulhamos muito do que já conquistamos, mas sabemos que podemos sempre melhorar. Por isso, estamos sempre de olho nas nossas forças e fraquezas e nas oportunidades e ameaças. Para quem é da Administração, a famosa matriz SWOT (ou FOFA, em português) pode ser encontrada neste capítulo.

É a partir desta análise ambiental que estabelecemos nossos objetivos estratégicos a partir de três perspectivas:

- Alunos e sociedade
- Processos Internos
- Pessoas e Conhecimento 

Temos, ao todo, 18 objetivos estratégicos que podem ser conferidos no mapa estratégico abaixo:

Mapa estratégico do IFSC


Além dos objetivos estratégicos, temos o que chamamos de iniciativas estratégicas, que correspondem a projetos, programas e ações planejadas para atingir os objetivos estratégicos. Conforme explicamos no nosso PDI: “Se os objetivos declaram ‘o que' a instituição pretende alcançar, as iniciativas a eles associadas indicam ‘o como’ as suas metas podem ser perseguidas”. 

Frase: Se os objetivos declaram ‘o que’’ a instituição pretende alcançar, as iniciativas a eles associadas indicam ‘o como’ as suas metas podem ser perseguidas”

Por fim, temos os planos estratégicos específicos, que são o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação e o Plano Estratégico de Permanência e Êxito.

Como acompanhar a execução do planejamento?

Não basta só planejar, não é mesmo? Precisamos seguir nosso planejamento, fazendo ajustes sempre que necessário. 

Para poder acompanhar nosso planejamento, estabelecemos um indicador para cada objetivo estratégico com uma meta a ser alcançada. Esse detalhamento você pode conferir no documento.

Cabe aos gestores da Reitoria do IFSC fazerem o acompanhamento desses indicadores. Contamos também com um Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional, o Copadin, responsável por supervisionar o desenvolvimento institucional e propor os devidos ajustes.

Você também pode ficar de olho no que estamos fazendo! Alunos e comunidade em geral podem acompanhar como está nosso planejamento acessando nosso painel.

-> Acesse o painel de indicadores estratégicos do IFSC

Quais as prioridades para cada ano?

O PDI é um planejamento de cinco anos. No entanto, cada objetivo do plano tem um gestor responsável que busca tornar tangível a estratégia por meio de ações descritas no Plano Anual de Trabalho, o PAT

Essas ações são priorizadas em reuniões com as equipes técnicas (diretorias e coordenadorias) que determinam quais ações irão gerar maior impacto no alcance das metas institucionais. O resultado desse processo é a elaboração do plano de ação do objetivo estratégico.

-> No post da semana passada, adiantamos algumas das prioridades do IFSC para este ano de 2021

Viu só como é desafiador gerir uma instituição como a nossa? Tem muito trabalho para que possamos atendê-lo(a). E ficamos muito felizes por quem segue com a gente! :)

Gostou deste post? Deixa um comentário ali embaixo.

Cadastre-se para receber nossos posts

Para receber uma mensagem sempre que um novo post do blog for publicado, cadastre-se aqui

 
 
INSTITUCIONAL BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC