Dicas de Sustentabilidade

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 02 jun 2021 09:05 Data de Atualização: 24 jan 2023 09:37

No próximo sábado, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) é a restauração dos ecossistemas, já que a degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta..

Cartão do Dia Mundial do Meio Ambiente

E por isso, para te ajudar a repensar suas atividades e desenvolver iniciativas mais sustentáveis no seu dia a dia, neste post resolvemos juntar várias iniciativas já feitas em projetos do IFSC e outras que estão em andamento sobre sustentabilidade.

Aliás, você sabia que a sustentabilidade é um dos valores do IFSC?

Valores do IFSC

Pois é, o respeito à natureza e a busca do equilíbrio ambiental na perspectiva da sustentabilidade é um dos princípios presentes no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional

Minuto da Sustentabilidade

Há algum tempo, num mundo pré-pandemia, fizemos uma série no nosso canal do YouTube chamada Minuto da Sustentabilidade, em que mostramos iniciativas do IFSC, de servidores e de alunos, mostrando que é possível consumir de forma consciente, reaproveitar gerando economia e conviver respeitando as diferenças.

Vamos compartilhar abaixo no melhor estilo “Vale a pena ver de novo” porque temos várias dicas que podem ser aplicadas ainda hoje.

(Não se assustem com as imagens de pessoas sem máscaras e aglomeradas. 😬 Foi tudo feito antes da pandemia. Esperamos logo poder ver nossos câmpus assim novamente! 🥰 )

-> Projeto IFSC Consciente: horta e pomar juntos no Câmpus São José
-> Oficina de Hambúrguer Vegetariano: aprenda a fazer hambúrgueres com grão de bico, ervilha e até feijão
-> Aproveitamento total dos alimentos: saiba como evitar desperdício e economizar na conta do supermercado
-> Programa Destino Certo: veja como foi eleaborado o projeto para separação adequada do lixo na Reitoria do IFSC
-> Brechó ecológico do Câmpus Florianópolis: como ser sustentável ao se vestir?
-> Projeto Reciclo Composteira do Câmpus São José:opção para o resíduo orgânico
- Projeto Disseminando a fabricação do biodiesel do Câmpus Criciúma: veja como nossas alunas utilizaram óleo de cozinha usado para fazer biodiesel

Além desses projetos, temos mais iniciativas no IFSC que tem este olhar sustentável como o projeto Na trilha do Desenvolvimento sustentável do Câmpus Criciúma, que começou em 2014 quando a área verde do câmpus passou a ser utilizada em atividades de extensão, ensino e pesquisa, promovendo a construção de conhecimento sobre sustentabilidade ambiental e qualidade de vida. E sabe como isso foi feito? Criamos uma trilha ecológica dentro da nossa área com aproximadamente 350 metros que passou a ser conhecida como Trilha IFSC.

Veja como funcionava neste vídeo realizado durante o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, o Sepei:

E tem mais

No Câmpus Caçador, temos um projeto chamado “Da reciclagem ao produto” que começou em dezembro do ano passado e segue até setembro. O objetivo do projeto é desenvolver uma máquina para triturar tampinhas de garrafas plásticas de modo a resolver o gargalo que existe no processo de reciclagem desse material no câmpus. Isso será importante para desenvolver outros projetos no curso técnico integrado em Plásticos, que é um dos cursos que temos em Caçador.

E veja que já está bem encaminhado:

máquina do projeto de reciclagem do Câmpus Caçador

No Câmpus São José, também temos um projeto em andamento chamado ConscientizAção Química que tem como objetivo contribuir socialmente na higiene pessoal e familiar. O pessoal arrecadou óleo de cozinha usado e transformou em sabão para uso pessoal e doméstico. Mais de três mil pessoas foram beneficiadas.

Veja mais alguns conteúdos que já produzimos:

-> Conheça o projeto integrador do Câmpus Caçador que foi além da sala de aula e apostou na reciclagem, recolhendo mais de mil latinhas de alumínio
-> Como nós, humanos, estamos convivendo com outros animais e sobre como a natureza está reagindo? Uma reflexão a partir da pandemia de Covid-19
-> Veja o bueiro inteligente que nossos alunos instalaram em frente ao Câmpus Gaspar

No ano passado, no embalo das lives que “agitaram” a quarentena, fizemos uma semana do Meio Ambiente virtual e promovemos lives sobre temas relacionados ao meio ambiente com assuntos sempre atuais.

-> A relação entre o homem e o meio ambiente
-> Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde: devemos nos preocupar?
-> Cidade e riscos

Programação 2021

E neste ano também teremos uma programação especial para esta data em alguns câmpus. Na próxima semana, os câmpus Joinville e Gaspar promovem as suas Semanas do Meio Ambiente. Veja a programação e acompanhe já que as atividades são abertas e on-line:

-> Programação da Semana do Meio Ambiente do Câmpus Joinville
-> Programação da Semana do Meio Ambiente do Câmpus Gaspar

Venha estudar no IFSC

E se meio ambiente é um tema que você gosta, que tal se especializar nisso? Aqui no IFSC temos uma especialização em Educação Ambiental ofertada pelo Câmpus São José. Conheça mais sobre este curso:

Também temos o curso técnico em Meio Ambiente no Câmpus Florianópolis

Se quiser ser avisado(a) quando estivermos com inscrições abertas para nossos cursos, deixe seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui e leia todos os nossos posts.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS