É possível fazer mais de um curso no IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 04 ago 2021 08:58 Data de Atualização: 24 jan 2023 08:34

Neste momento, estamos com inscrições abertas para cursos técnicos e de graduação. É tanta oferta que pode até dar vontade de se inscrever em mais de um curso, não? Mas será que isso é possível?

No post de hoje vamos responder esta que é uma das perguntas mais recebidas por aqui.

Regra geral

De forma geral, ao mesmo tempo só não é permitido fazer dois cursos do mesmo nível, ou seja, você não pode fazer dois cursos técnicos ou dois cursos de graduação juntos. A exceção, porque sempre existe 😬, é para os cursos de qualificação.

Para facilitar, vamos ver cada caso.

Posso fazer mais de um curso técnico no IFSC?

Pode, mas não ao mesmo tempo. O regulamento didático-pedagógico do IFSC, no artigo 64, não permite a matrícula simultânea em mais de um curso técnico ofertado pelo IFSC.

Mas é possível fazer um curso técnico junto com um curso de qualificação ou ainda um curso técnico subsequente junto com um curso de graduação.

Vale lembrar que existe também uma lei federal - a de nº 12.089/2009 - que proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. Então o que também não é possível é fazer dois cursos de graduação ao mesmo tempo no IFSC e nem um no IFSC e outro em outra instituição pública.

Posso fazer mais de um curso de qualificação no IFSC?

É possível se inscrever em quantos cursos quiser, mas, se você for selecionado para mais de um, só pode se matricular se não houver coincidência de dia e horário das aulas

Posso fazer um curso de qualificação junto com outro curso no IFSC?

Pode. O que a legislação atual não permite é que se faça dois cursos do mesmo nível em instituições públicas. Então, por exemplo, você não pode fazer dois cursos de graduação no IFSC ou um curso de graduação no IFSC e outro na UFSC. Mas se você já for nosso aluno de curso técnico, pode fazer outro de qualificação no IFSC também ao mesmo tempo.

Lembrando que os cursos de idiomas também são classificados como cursos de qualificação. Então, sim, você pode aprimorar seu conhecimento em idiomas em um curso gratuito ofertado pelo IFSC ao mesmo tempo em que faz um curso técnico ou de graduação conosco.

Posso fazer um curso técnico e um de graduação no IFSC?

Muitos alunos seguem o que chamamos de Itinerário Formativo, ou seja, fazem nosso curso técnico integrado ao Ensino Médio e depois continuam no IFSC fazendo um curso técnico subsequente ou um curso de graduação. Neste caso, eles fazem os cursos em momentos distintos.

Mas, como falamos lá em cima, você pode fazer um curso técnico subsequente junto com um curso de graduação - isso porque o pré-requisito para concorrer às vagas de ambos os tipos de curso é ter Ensino Médio completo.

O mais importante é pensar se fazer mais de um curso ao mesmo tempo é o melhor para você no momento, afinal, a dedicação terá que ser em dobro.

A aluna do Câmpus Florianópolis-Continente Fernanda de Almeida Lopes é um exemplo de como é possível fazer mais de um curso ao mesmo tempo. Ela ingressou no IFSC em 2013 no curso técnico em Gastronomia. Depois, em 2018, cursou técnico em Panificação e também o curso de qualificação em processamento de queijos e frutas. Atualmente, está na terceira fase do curso superior de tecnologia em de Gastronomia e na fase final do curso técnico em Confeitaria. Veja o que ela nos disse sobre isso:

"O curso técnico através da teoria e prática, com disciplinas de habilidades básicas e avançadas na confeitaria, internacional e artística, me traz conhecimento para área que eu desejo seguir. Me desenvolvendo para o mercado de trabalho."

Aluna Fernanda do Câmpus Florianópolis-Continente é um exemplo de quem faz dois cursos ao mesmo tempo no IFSC

Em relação ao superior de tecnologia em Gastronomia, ela conta que o curso aborda diversas áreas de ação dentro de uma cozinha, com disciplinas específicas, como habilidades, de cozinha, panificação e confeitaria, bebidas, empreendedorismo, tecnologia de alimentos, gestão de matérias e financeira, entre outros.

"Cursando os dois cursos simultaneamente, consigo me formar já na minha área de atuação desejada, me colocando um passo à frente no mercado de trabalho."

Qual curso do IFSC devo fazer?

O que não faltam aqui são opções de cursos. A escolha de um curso depende da sua formação e da área que te interessa. Se você não sabe qual é o curso mais indicado pra você, navegue pelo nosso Guia de Cursos:

-> Cursos de qualificação
-> Cursos técnicos
-> Cursos de graduação
-> Cursos de pós-graduação
-> Educação de Jovens e Adultos

Temos posts em que já explicamos também de forma mais detalhada nossos cursos:

-> O que é um curso FIC ou de qualificação?
-> Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e curso superior de tecnologia?
-> O que o Ensino Médio do IFSC tem de diferente?
-> Qual a diferença entre os cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio?

Se quiser ser avisado(a) quando estivermos com vagas abertas, deixe seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui e leia todos os nossos posts. Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS