Publicador de Conteúdos e Mídias

Como organizar uma rotina de estudo

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 07 out 2020 15:54 Data de Atualização: 24 jan 2023 10:53

Quando o ano letivo de 2020 começou lá em fevereiro, fizemos um post com dicas para organizar seus estudos. Quem poderia imaginar que, um mês depois, a nossa vida mudaria tanto e que estaríamos desde então em atividades não-presenciais, a sigla ANP que entrou de vez no nosso vocabulário?

Nós e nossos alunos tivemos que nos adaptar a esse sistema de estudo e, para algumas pessoas, estudar em casa pode ser mais desafiador. Pensando nisso, a equipe da Coordenadoria Pedagógica do nosso Câmpus São Miguel do Oeste organizou uma nova versão, digamos assim, de dicas para organizar seus estudos pensando no momento que estamos vivendo agora. 😉

Se você é desses que fica perdido diante de tantas atividades, este post pode te ajudar. Aliás, só de você estar lendo este post já é um ótimo começo! ;)

DIcas para te ajudar a organizar as tarefas em tempos de ensino remoto

1) Tenha uma agenda

Fazer anotações na agenda de forma adequada é uma boa estratégia para realizar as atividades propostas.

2) Escolha o tipo de agenda que melhor funciona pra você

Pode ser a velha agenda de papel ou o mais novo aplicativo do celular. Não importa! Experimente a forma que facilita a sua rotina.

Além da própria agenda do seu celular, há diversas opções de aplicativos com calendário de provas, grade de aulas, notas e tudo mais para você não se perder. É só baixar! Você também pode usar a agenda digital do Google, que todos os nossos alunos têm acesso usando o e-mail @aluno.ifsc.edu.br, como falamos neste outro post aqui.

3) Tenha a agenda com você durante as aulas

Logo no início da aula on-line, abra a agenda - se for de papel - e deixe-a sobre a mesa. Se for uma agenda digital, lembre-se de ir digitando as informações e lembretes ao longo da aula para não esquecer.

4) Escolha uma única página do mês ou área para registrar provas e trabalhos

Registros feitos em páginas diferentes podem levá-lo(a) a esquecer alguma tarefa.

5) Destaque as atividades que já foram realizadas

Se sua agenda for de papel, use uma caneta marca-texto. Muitos aplicativos também têm essa funcionalidade de destaque. As vantagens de usar um marca-texto são não perder tempo olhando o que já foi feito, identificar rapidamente o que ainda falta fazer e ficar motivado ao ver o quanto você já fez.

6) Quando perder uma aula, vá atrás do conteúdo

Sabemos que a rotina de estar em casa, muitos estudando e trabalhando, não é fácil e que, às vezes, você pode não conseguir acompanhar uma aula ao vivo. Caso você tenha que “faltar”, procure os canais que o professor utiliza para informar as atividades ou um colega para saber quais foram as tarefas solicitadas pelo professor. Coloque-as em dia para aproveitar bem a correção das atividades e evitar o prejuízo em notas.

7) Organize suas tarefas

Tenha sempre uma lista das suas tarefas a serem feitas. Divida-as por prioridade ou contexto. Crie blocos de tempo específicos para fazê-las e não faça nada menos que o planejado. É importante estabelecer metas diárias de estudo e cumpri-las.

8) Monte um cronograma de estudos

Pode até parecer mais trabalhoso, mas, com ele, você evita a procrastinação, não se perde na rotina, aumenta o foco e consegue ser mais disciplinado.

E não precisa ser nada muito elaborado. Veja esse exemplo de um quadro simples feito num editor de texto.

Exemplo de cronograma de estudos feito no Word

Aliás, você sabia que aluno(a) do IFSC, além das ferramentas do Google (como o e-mail, agenda e Google Drive com armazenamento ilimitado, tem acesso à versão on-line dos aplicativos da Microsoft Office gratuitamente? E mais alguns outros serviços...

-> Veja todos os serviços gratuitos que nossos alunos podem acessar.

9) Estude sempre no mesmo lugar da casa

Organize seu espaço, deixe-o com a sua cara. Afinal, pelo menos até o final do ano o IFSC segue com atividades não-presenciais. E você não quer passar mais dois meses estudando num ambiente zoneado, né?

Conforto também é fundamental. A iluminação do ambiente não deve ser muito forte nem muito fraca para não atrapalhar sua visão. A forma como você senta também pode fazer a diferença não só para o seu corpo, mas para o seu desempenho.

Esta é a posição ideal para você estudar:

Ilustração mostrando a postura ideal para estudar

10) Faça pausas para descansar entre os estudos e respeite seus limites

Aliás, lembre-se de movimentar o corpo. Já fizemos um post aqui sobre como se manter ativo durante o distanciamento social.

11) Fique longe das distrações

Hora da aula é hora da aula. Sabe aquela regrinha básica de não pegar o celular na sala quando o professor está falando? O mesmo vale para o estudo em casa. Não se engane!

O professor pode até não ver você no meio da aula dando aquela espiada nas mídias sociais… mas cada curtida pode te distrair e fazer você não entender o conteúdo.

Avise as pessoas da casa e também aos amigos que você vai estudar para evitar interrupções. Desabilitar as notificações do celular durante as aulas pode ser uma boa!

12) Disciplina é a palavra-chave

Não desista! Nem todos os dias serão produtivos, nem sempre você terá a disposição para estudar. Sabemos que não está fácil… Mas persistir e seguir uma rotina pode ajudar a tornar o caminho mais tranquilo.

#IFSCemCasa

Para finalizar, compartilhamos uma frase do tenista norte-americano Arthur Ashe que a equipe da Coordenadoria Pedagógica do nosso Câmpus São Miguel do Oeste nos passou:

“Comece onde você está, use o que você tiver e faça o que você puder.”

Lembre-se que, se precisar, estamos aqui. Entre em contato com o Núcleo Pedagógico do seu câmpus.

-> Como não pirar com o coronavírus?
-> Como manter a saúde mental nesta pandemia?

Receba os posts do Blog

Para receber uma mensagem sempre que um novo post do blog for publicado, cadastre-se aqui.  Veja aqui tudo o que já publicamos no Blog do IFSC.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS