Semana nacional de ciência e tecnologia 2020 - Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira

Câmpus Chapecó

De 20 a 23 de Outubro de 2020

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nas empresas brasileiras, tanto para tornar o processo produtivo mais qualificado, seguro e competitivo, quanto compondo diversos produtos e serviços entregues à população. A fim de estimular a geração e o compartilhamento de conhecimento sobre o assunto, a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema a “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. 

O IFSC Câmpus Chapecó promoverá uma série de palestras nos dias 20, 21, 22 e 23 de outubro de 2020 às 19 horas através da página do IFSC Câmpus do Oeste no Youtube. Os palestrantes apresentarão soluções de Inteligência Artificial aplicadas nos setores elétrico, de segurança, na robótica, no setor de máquinas agrícolas e na indústria em geral em várias regiões do país, inclusive em empresas de Chapecó. 

Venha conosco desbravar essa fronteira!

Programação

20/10 19h 

Profa. Dra. Franciele Cicconet

Doutora em sistemas elétricos de potência pela Universidade Federal de Santa Catarina, com experiência em planejamento, operação e mercados de energia utilizando conceitos de inteligência artificial. Foi professora substituta no IFSC e atualmente está na Universidade Cruzeiro do Sul/FSG. Atuando também em projetos operacionais para a Light/RJ.

Inteligência Artificial no Setor Elétrico

A crescente demanda por energia, a integração da geração distribuída e a digitalização do setor elétrico, por medidores inteligentes, estão gerando um elevado volume de dados e incertezas que mudam na velocidade da luz. Assim, a inteligência artificial (IA) torna-se uma importante ferramenta para permitir a modernização e eficiência na operação desse setor tão essencial para a sociedade.

Assista no youtube

 

 

20/10 19:50 

Juliano Ramos

Proprietário da OesteCom (empresa na área de tecnologia da informação) em Chapecó/SC.

Sistema de Reconhecimento Facial com Inteligência Artificial

Sistema comercial de reconhecimento facial para controle de acesso a locais, condomínios, empresas e repartições policiais. 

Assista no youtube

 

 

21/10 19h 

Prof. Dr. João Paulo Lima 

Silva de Almeida

Possui graduação em Tecnologia em Automação Industrial (2011), Mestrado em Engenharia Elétrica (2014), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio, PR (UTFPR-CP) e Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (2019), pela UTFPR - Campus Curitiba. Atua como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR, Campus Jacarezinho. Tem experiência nas áreas de sistemas multirrobô, sistemas inteligentes e sistemas de controle.

Desenvolvimentos da Robótica Frente 

aos Avanços da Inteligência Artificial

O principal objetivo desta palestra é apresentar os principais desenvolvimentos e tendências da robótica frente aos rápidos avanços da inteligência artificial, assim como apontar como essas áreas se relacionam e influenciam no cotidiano da vida moderna. Serão apresentados os principais conceitos da inteligência artificial que propiciam os devidos aprimoramentos dos sistemas robóticos.

Assista no youtube

 

 

21/10 19:50 

Eng. Júlio Schonell

Engenheiro de Controle e Automação pelo IFSC Câmpus Chapecó. Sócio proprietário da Caiçara Refrigeração de Chapecó/SC.

Lógica Fuzzy Aplicada ao Controle de Conversores Estáticos

Lógica Fuzzy aplicada em conversores estáticos CC-CC para o rastreamento do MPPT (Maximum Power Point)

Assista no youtube

 

 

22/10 19h 

Eng. Thiago Henrique Santos

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina, com graduação sanduíche na Budapest University of Technology and Economics e com MBA em Gestão Empresarial. Responsável pela linha de soluções de alta tecnologia para projetos de Segurança Eletrônica. Experiência em empresas de tecnologia como Intelbras, Hexagon e Braun/P&G.

Inteligência Artificial Aplicada em Segurança Eletrônica.

O que é Inteligência Artificial, onde está presente no nosso dia a dia e como pode ser aplicado em Sistemas de Videomonitoramento (câmeras de segurança, gravadores e controladores de acesso) para melhorar a segurança das cidades e empresas.

Assista no youtube

 

 

23/10 19h 

Eng. Adilson U. Butzke

Engenheiro Mecânico pela Universidade Regional Integrada - URI (1992), Especialista em Manufatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998) e em Liderança Global pela Tuck Executive School da Dartmouth University (2017). Possui mais de 25 anos de experiência como gestor nas áreas de Suprimento e Logística, Fabricação e Manufatura, Vendas e Marketing na empresa multinacional John Deere. Foi Diretor de Gestão de Suprimentos até 2007, Presidente da Deere Hitachi Brasil até 2011 e atualmente é Diretor de Vendas e Marketing.

Tendências no Setor de Máquinas Agrícolas e de Construção

Evolução e tecnologias de máquinas agrícolas, de máquinas de movimentação de terra e construção para alimentar, vestir e abrigar 11,7 bilhões de pessoas até 2070. Máquinas conectadas, inteligentes, que aprendem e interagem com as informações coletadas e tomam decisões.

Assista no youtube

Comissão Organizadora

 

- Daniel Antonio Kapper Fabrício

- Fabiner de Mello Fugali

- Heron Eduardo de Lima Avila

- Marli Teresinha Bau

- Marcos Euzebio Maciel

- Maro Jinbo

- Otavio Gobbo Junior

- Roberta Cajaseiras de Carvalho

 

Contato: 

Facebook 

Instagram