Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

Dias 25 e 26 de novembro de 2021

Os câmpus Jaraguá do Sul - Centro e Jaraguá do Sul - Rau, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizarão uma programação conjunta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nos dias 25 e 26 de novembro, cujo tema em 2021 é A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta.

Todas as atividades serão realizadas de forma virtual, com a participação de estudantes, servidores e comunidade externa. Serão promovidas palestras com o objetivo de aproximar a população das discussões relacionadas ao tema.

 

Inscrições

Inscreva-se online

Inscrições abertas de 05 a 24 de novembro.

Clique aqui para se inscrever.

Clique aqui para ver um tutorial de como se inscrever

Certificação

Haverá certificação para os inscritos por palestra, mediante preenchimento de lista virtual de presença, a ser disponibilizada durante o evento.

Clique aqui para ver um tutorial de como retirar seu certificado

 

Programação

Confira a programação da SNCT 2021 Jaraguá do Sul - Centro e Rau

Todas a palestras serão transmitidas ao vivo pelo Youtube do IFSC de Jaraguá do Sul.

25 de novembro

Programação do 1º dia

Palestra 01| Comportamento Inovador e Cultura para Inovação

Como lidar com um cenário de alta instabilidade e oscilações contínuas? Como cultivar habilidades que facilitem a criação e implementação de novas soluções? O que as organizações podem fazer para desenvolver uma cultura inovadora? O que os indivíduos podem fazer para fomentar um comportamento inovador? É urgente fortalecer nossa capacidade de adaptação não somente para acompanhar a dinamicidade requerida no mundo atualmente, mas, principalmente, para transformá-lo por meio de suas criações.  Urge desenvolver competências para potencializar o comportamento inovador!

Horário: 10 horas - acesse a transmissão pelo canal Youtube do IFSC Jaraguá do Sul

Palestrante: Prof. Dr. Douglas Paulesky Juliani

Douglas Paulesky Juliani

O palestrante é pós-doutorando na temática neurociências do comportamento aplicado a inovação. Possui doutorado e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, especialização em Psicologia e é graduado em Ciências da Computação. Atuou por 8 anos como gestor da empresa, WebPack Assessoria e desenvolvimento de software. Foi também professor nas universidades ESAG - UDESC e Estácio de Sá. Atualmente é professor efetivo do IFSC - Instituto Federal de Educação no Centro de Referência em Formação e EaD. Vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional. No IFSC, atuou, dentre outras frentes, durante 8 anos junto a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas e como Editor Geral da Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Tem foco de trabalho e estudo nas seguintes temáticas:  gestão do conhecimento, inovação, tecnologias educacionais, gestão e extensão universitária, comportamento humano e organizacional.

 

Palestra 02 | Inovação e Sustentabilidade na Modelagem do Vestuário: técnicas de Zero Waste Design

Projetar um mundo pós-pandêmico mais sustentável e inovador consiste em um dos grandes desafios para os designers de moda e vestuário. Diante da crise econômica, sanitária, social e ambiental atravessada pela sociedade nos últimos anos, urge a necessidade de se repensarem práticas, técnicas e métodos de construção de novos produtos. Nesse sentido, emerge o Zero Waste Design. Trata-se de uma abordagem voltada para a mitigação de resíduos têxteis nos processos produtivos da indústria de confecção. Nessa palestra, iremos aprofundar e debater o tema do prisma da sustentabilidade e discutir as diferentes formas de criar novas peças de vestuário sem criar novos resíduos.

Horário: 14h30  - acesse a transmissão pelo canal Youtube do IFSC Jaraguá do Sul

Palestrante: Prof. Msc Valdecir Babinski Junior

Professor do departamento de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É mestre em Design de Vestuário e Moda pela mesma universidade, onde também cursou a graduação em moda com habilitação em design de moda. É pós-graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É, também, pesquisador do campo da sustentabilidade e do pensamento projetual, tendo publicado mais de 35 artigos em periódicos nacionais e eventos científicos.

 

Palestra 03 | Inteligência Artificial e seu uso prático

Inteligencia Artificial após o seu inverno, hoje faz parte do nosso dia a dia. Vivemos em um mundo sensorial, neste bate-papo vamos conversar sobre chatbots, visão computacional, linguagem de máquina e outras técnicas pertencentes no nosso cotidiano.

Horário: 19 horas  - acesse a transmissão pelo canal Youtube do IFSC Jaraguá do Sul

Palestrante: MSc. Thiago Fortunato

MSc. Thiago Fortunato

Formou-se em Tecnologia em Sistemas para Internet - Anhanguera Educacional (2010) e Mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017). Realizou formação complementar em Tópicos Especiais em Computação Autônoma e Ubíqua na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2016).

26 de novembro

Programação do 2º dia

Palestra 04 | Ciência, inovação e tecnologia na saúde: o legado da pandemia

Nas últimas duas décadas vimos a inserção cada vez maior da tecnologia na Medicina. Do bisturi ao robô, os avanços possibilitaram maior precisão, menos danos colaterais e maior eficácia das cirurgias. Do raio X à ressonância magnética funcional, a tractografia cerebral mostrou os caminhos do sistema nervoso “ao vivo e em cores”, no campo do diagnóstico. Os avanços das videoconferências possibilitaram a telemedicina, com a assistência de especialistas aos clínicos em locais remotos. Os avanços, contudo, enfrentavam certa relutância, como é o caso da realização de atendimentos remotos, como é o caso da psiquiatria. Durante a pandemia, o que era exceção tornou-se regra, e as teleconsultas foram implementadas em todo o mundo. As ferramentas virtuais também possibilitaram uma infinidade de estudos científicos. Porém, as mudanças ocorreram de uma forma tão rápida que trouxeram diversos questionamentos, como a ausência de exame físico, e questões éticas, como a divulgação de conteúdos sigilosos. Após 2 anos de pandemia, os inegáveis avanços nos levaram a um ponto sem volta. Cada vez mais as áreas da tecnologia da informação e da saúde estão mais próximas e há uma demanda urgente de soluções inovadoras. Cabe agora refletirmos sobre o que aprendemos com a pandemia para aproveitar as oportunidades que o futuro pós-pandemia reserva para a ciência, inovação e tecnologia da saúde.

Horário: 10 horas  - acesse a transmissão pelo canal Youtube do IFSC Jaraguá do Sul

Palestrante: Prof. Dr. Vitor Crestani Calegaro

Vitor Crestani Calegaro

Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). É Professor Adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordena o Ambulatório de Psiquiatria do Centro Integrado de Atendimento à Vítimas de Acidentes (CIAVA). É supervisor do Programa de Residência Médica em Psicoterapia (R4) do HUSM/UFSM. Atua como médico psiquiatra na Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/UFSM). É coordenador do programa de pesquisa, ensino e extensão COVIDPsiq, com foco na saúde mental durante a pandemia de COVID-19.

 

Palestra 05 | A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Nesta palestra serão apresentados aspectos da organização dos serviços e recursos da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, paradigma educacional que ocupa espaço central no debate acerca do papel da escola na superação da lógica da exclusão. 

Horário: 14h30   - acesse a transmissão pelo canal Youtube do IFSC Jaraguá do Sul

Palestrante: Prof. MSc. Cláudio Adão da Rosa

Claudio Adão

Mestre em Educação, Especialista em Educação Inclusiva, em Orientação Educacional e em Atividade Física e Esportes para Pessoas com Deficiência. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSC na área de Educação Especial. Foi Coordenador de Ações Inclusivas do IFSC entre 2020 e 2021. Criador e ex-coordenador do Fórum de Educação Especial do IFSC. Participa e desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre políticas de educação inclusiva e suas interfaces com os processos de escolarização no ensino regular.

 

Palestra 06 | Curricularização da extensão: um elo de aproximação

Para além do atendimento à obrigatoriedade regulatória, existe na curricularização da extensão a importância de tornar a experiência educativa parte da sociedade, transcendendo as paredes da sala de aula e ampliando o espaço para o discente protagonista. A base para o êxito desse processo está na aproximação de três atores: estudantes, educadores e setor externo. Vamos explorar juntos as formas de abordar a integração da extensão ao currículo para potencializar a construção de um aprendizado significativo.

Horário: 19 horas  - acesse a transmissão pelo canal Youtube do IFSC Jaraguá do Sul

Palestrante: Profª. Msc. Letícia Cunico

Letícia Cunico

Letícia Cunico é professora, doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), tem mestrado em Administração (UFSC), especialização em Docência para a Educação Profissional (IFSC) e em Gestão Empresarial (FGV), Bacharelado em Moda (UDESC). Membra dos grupos de pesquisa (CNPQ): Modelagem em Gestão, Design e Processos e Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem - GESIGN. Atuou como diretora e coordenadora de extensão no IFSC e no desenvolvimento de produtos por oito anos no segmento de confecção para marcas nacionais. Tem experiência em extensão, empreendedorismo, desenvolvimento de produto, planejamento de coleção, eventos e gestão.

Acessibilidade

Todas as palestras terão tradução simultânea em Libras

Visando garantir o acesso de todos a este evento virtual, informamos que todas as palestras previstas na programação deverão ter tradução simultânea em Libras. 

Avaliação do evento

Se você assistiu alguma das palestras, contribua com a avaliação do evento para nos ajudar em melhorias para as próximas edições.

Acesse aqui o formulário de avaliação.

Contato

extensao.gw@ifsc.edu.br