Mapa do Site

Unidade Embrapii IFSC

Unidade Embrapii IFSC

Credenciada originalmente em 2017, a Unidade Embrapii vinculada ao IFSC iniciou as operações em janeiro de 2018, possuindo como área de competência Sistemas Inteligentes de Energia. Os projetos de PD&I promovidos pela Unidade Embrapii tem como diferencial principal o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação, contribuindo para que o setor industrial possa empreender e inovar. As empresas parceiras podem, assim, buscar uma maior intensidade tecnológica, potencializando sua força competitiva nos mercados brasileiros.

 

Sublinhas para realização de projetos

A seguir apresentamos as quatro sublinhas para as quais a Unidade Embrapii IFSC está habilitada a realizar projetos.

Desenvolvimento de sistemas informatizados para gerenciamento energético

Compreende o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão da utilização e/ou comercialização de energia; desenvolvimento de sistemas de hardware e software para gestão de energia pelo lado da demanda; desenvolvimento de algoritmos de otimização baseados na modelagem matemática aplicada; sistemas de informação para bilhetagem e tarifação diferenciada de energia; desenvolvimento de ferramentas computacionais para o mercado de energia.

Eficiência energética e Redes elétricas inteligentes

Desenvolvimento de dispositivos para processamento de energia; desenvolvimento de sistemas para supervisão e controle para o setor elétrico; desenvolvimento de sistemas para melhoria da eficiência energética; desenvolvimento de produtos eletrônicos e/ou de comunicação para redes elétricas inteligentes; desenvolvimento de aplicações de internet das coisas industriais e computação em nuvem aplicadas ao setor elétrico.

Fontes Renováveis de Energia

Desenvolvimento de produtos e tecnologias para geração e gestão de energia através de fontes renováveis (eólica, solar fotovoltaica, geotérmica, gás natural, ondomotriz entre outras). Desenvolvimento de sistemas para gerenciamento de armazenamento e/ou fornecimento de energia como bancos de baterias, bancos de capacitores, armazenamento de energia por ar comprimido etc. Análise do impacto da geração distribuída no setor elétrico.

Mobilidade

Desenvolvimento de soluções e tecnologias para a área de mobilidade, envolvendo veículos elétricos ou híbridos, sistemas e estações de carregamento (eletropostos), sistemas de gerenciamento de carga de baterias, inversores de frequência, redes de carregamento, baterias e BMS (battery management systems), estacionamentos inteligentes, controle de tráfego, motores elétricos, eletrônica embarcada, veículos autônomos e/ou rádio controlados, software de monitoramento, controle e tarifação, cidades inteligentes (smart cities).

Voltar ao Top

Voltar ao Topo